CLÍNICA PEDIÁTRICA
SANTO ANTÓNIO

A Clínica Pediátrica Santo Antonio, localizada no 4º andar do Hospital Universitário São Francisco de Paula, destina-se ao atendimento de crianças na faixa etária de 0 a 12 anos com as mais diversas patologias. A unidade recebe pacientes do Pronto Atendimento do HUSFP e Pronto Socorro de Pelotas que necessitam permanecer em observação devido a afecções agudas moderadas e/ou potencialmente graves, que não podem ser tratadas ambulatorialmente. Os pacientes são atendidos por equipe multiprofissional de saúde que inclui médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos.

O serviço dispõe de 23 leitos que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que a Clínica conta ainda com a atuação da Escola de Saúde da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) por intermédio de 10 professores e 9 médicos residentes presentes 24h ao dia, além de alunos da graduação, já que o HUSFP, além de assistir a saúde, é uma instituição de ensino.

Recreação
Para um atendimento diferenciado e mais direcionado aos nossos pequenos pacientes, a clínica dispõe de uma sala de recreação. Um espaço alegre e educativo onde as crianças e acompanhantes podem se divertir e esquecer um pouco o estresse da internação.

Método Mãe Canguru
Implantado em setembro de 2002, o HUSFP disponibiliza assistência neonatal que incentiva o contato pele a pele desde cedo entre a mãe e o recém nascido de baixo peso. Esse processo, conhecido como Método Mãe Canguru, é realizado de forma crescente e pelo tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente. Além disso, esta ação visa estimular também o aleitamento materno, diminuindo o risco de infecção hospitalar e permitindo maior participação dos pais no cuidado do recém nascido.

Mais informações, ligue: (53) 2128.8366