Há 12 anos em atendimento à comunidade, o Laboratório do Hospital Universitário São Francisco de Paula entrega 55 mil exames no mês para a comunidade. O serviço é oferecido no prédio do hospital, por 24 horas, conta com uma equipe especializada e  oferece precisão nos resultados e inovação constante em seus equipamentos, investindo sempre no que há de mais moderno em tecnologia para oferecer aos seus pacientes o melhor em medicina diagnóstica. Há um ano o espaço passou por uma reforma para atender os clientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e também particulares e conveniados.

Entre as melhorias do espaço estão as duas recepções e o laboratório de coleta de sangue infantil que conta com uma sala que simula a realidade virtual para as crianças que precisam passar por procedimentos como a retirada de sangue. “Investimos nesse espaço para atender esse público de maneira lúdica e adequada para idade. Eles colocam um óculos de realidade virtual e é como se estivessem em uma nave espacial na companhia do nosso mascote do HU, o  Chico que aparece em forma de desenho com som e imagem para interagir com a criança enquanto ela passa pelo processo”, explica Gerente de Suprimentos e Operações do Laboratório do HUSFP, Igor Amaral.

O laboratório também conta com equipamentos de última geração como uma máquina que identifica a bactéria e com esse resultado consegue-se identificar o antibiótico e a dosagem do medicamento indicado para eliminar o microorganismo. “Com esse equipamento conseguimos entregar para o paciente o resultado com bastante atencedência, em menos de 24 horas",  disse Lázaro Abreu, Coordenador do Núcleo de Suprimentos e um dos responsáveis pelo Laboratório.

Os processos estão vinculados ao Programa de Controle de Qualidade PNCQ, fornecido pela ANVISA e atende as normas obrigatórias da Resolução RDC n° 153. Todos os exames são realizados com código de barras e tubo primário único, evitando trocas ou erros de transcrição.  Há um rigoroso controle no recebimento, armazenamento e seleção das amostras coletadas.  Além disso, o Laboratório é uma extensão de ensino do Curso de Farmácia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), proporcionando maior qualidade na formação dos profissionais Farmacêuticos, capacitando-os para o mercado de trabalho.

Serviço

O  contato é através do Whatsapp (53) 98154-5412 ou (53) 2128-8573 de segunda a sábado das 7h às 19h, ou direto no laboratório, com atendimento 24h, na rua General Osório, no prédio do HUSFP.