Nos dias 18 e 19 de setembro, Pelotas sedia a III Jornada de Terapia Intensiva de Pelotas e a II Jornada dos Ex-Residentes de Terapia Intensiva do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel). O evento reúne especialistas, docentes, residentes e profissionais da área para debater avanços, desafios e práticas em terapia intensiva.
A abertura terá a presença dos médicos intensivistas do HUSFP/UCPel Luciano Teixeira e Márcio Guerreiro, e a programação do primeiro dia trará palestras sobre formação médica, sepse, suporte nutricional e Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO), com participação dos médicos Rafael Szortika, Guilherme Prompt, Adriano Gasparin e Taini Vargas. As discussões serão moderadas pelos médicos Luciano Teixeira, Paulo Orlando, Rafael Olivé Leite e Bianca Orlando. No segundo dia, o foco será a Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA), com palestras dos doutores Marcelo Gonçalves, Marina Bainy, Fernando Silveira e Pedro Vasques.
O encontro abordará desde critérios diagnósticos até protocolos terapêuticos, incluindo o uso da posição prona no manejo da Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA). As sessões terão moderação dos médicos Edgard Ferreira, Márcio Guerreiro, Marina Bainy e Letícia Bernin.
Com programação científica diversificada, a Jornada reafirma o papel do HUSFP/UCPel como espaço de ensino, pesquisa e qualificação profissional, além de promover a integração entre diferentes gerações de intensivistas.