QUEM SOMOS

Em 27 de junho de 1958, foi fundada a Sociedade Hospital de Clínicas de Pelotas Dr. Francisco Simões S/A. Inicialmente, a ideia era construir uma casa de saúde. O projeto foi mais longe e se transformou em um Hospital. Naquele mesmo ano, a sociedade deu início à venda de ações e títulos de participação.

Em 15 de fevereiro de 1976 a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), através do bispo da diocese e reitor da instituição de ensino, Dom Antônio Zattera, adquiriu o controle acionário da instituição. Oficialmente, em 1º de agosto do mesmo ano, a UCPel assumiu o comando da Casa de Saúde, desta vez com caráter filantrópico. Surgia, assim, o Hospital de Clínicas da Universidade Católica de Pelotas. O nome de hoje, Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) veio no ano de 1996 com o objetivo de fortalecer a identidade do estabelecimento.

Veja nossa galeria de fotos:

Dr. Francisco Simões
Chico

Como órgão auxiliar da Universidade Católica de Pelotas, o HUSFP tem como mantenedora a Associação Pelotense de Assistência e Cultura (APAC), responsável por, entre outras funções, regular a gestão do referido Hospital.

As profundas transformações ocorridas nos últimos anos em nosso Hospital representaram um grande avanço para a área da saúde de toda a região que precisa utilizar os serviços oferecidos em Pelotas, dando resposta a um grande anseio da sociedade: assistência à saúde. Essa trajetória torna hoje o Hospital Universitário São Francisco de Paula um dos maiores e mais modernos hospitais de médio porte do Rio Grande do Sul.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Presidente - Reitor José Carlos Pereira Bachettini Júnior
Vice-Reitor Marcus Bicalho Pinto Rodrigues
Diretor Executivo da Mantenedora Alexandre da Cunha Voser
Pró-Reitor Acadêmico Ezequiel Megiato
Pró-Reitora Administrativa Magda Westermann
Procurador Jurídico Jairo Halpern
Controlador Thais Daneberg
Diretor Geral do HUSFP Márcio Slaviero
Diretor Técnico do HUSFP Márcia Christina Stark Andersson
Diretora do Centro de Ciências da Saúde Moema Nudilemon Chatkin
Coord. do Curso de Medicina Cayo Otávio Moraes Lopes
Coord. do Curso de Enfermagem Karen Knopp de Carvalho
Coord. do Curso de Fisioterapia Flaviano Moreira da Silva
Coord. do Curso de Odontologia Patrícia Osório Guerreiro
Coord. do Curso de Psicologia Maria Clara Salengue
Coord. do Curso de Farmácia Elemar Gomes Maganha
Coord. da Comissão de Residência Médica Paulo Orlando Alves Monteiro

Ensinar atendendo, vocação para o cuidado.

Missão

Promover saúde por meio de assistência, ensino e pesquisa, em todas as etapas da vida, sendo agente transformador da comunidade, com desenvolvimento sustentável, oportunizando atendimento humanizado, seguro e de excelência, desenvolvendo talentos comprometidos com nossos valores.

Visão

Ser um complexo de saúde e ensino, referência na região sul do Estado, com foco na sustentabilidade, inovação tecnológica e desenvolvimento humano, oferecendo serviços de qualidade e segurança em saúde, tendo sustentação nos preceitos religiosos.

Valores

Ética e transparência - espiritualidade e valores cristãos - excelência e qualidade (criação de valor) - humanização. Empatia e equidade - inovação e sustentabilidade - desenvolvimento do ser humano - responsabilidade social.

Valores Pilares de sustentação dos Valores Lembretes
Comprometimento com os clientes, razão de ser de nossas ações Empatia

Excelência

Cortesia/respeito/polidez/encantamento

Atuar na satisfação das necessidades dos nossos clientes e na melhoria contínua dos nossos processos e dos resultados

Promover um ambiente seguro/ confiança do cliente
Criatividade e iniciativa na
busca da excelência

Disposição
Estimular a Criatividade/Surgimento de idéias

Resolução de problemas/Tomar Decisão
Desenvolvimento e valorizaçao do Ser Humano e do conhecimento científico Meritocracia

Desenvolvimento humano
Reconhecer o trabalho destacado/Valorizar/Motivar

(Aprender, Ensinar e Praticar) Aperfeiçoamento contínuo das potencialidades/gentileza para ensinar o que sabe/ser exemplo - praticar
Ética, Humanização e Qualidade nas ações e relações;
Comprometimento de todos com a Instituição Trabalho em equipe

Amor ao próxtimo
Coleguismo/Lealdade/Respeito/Cooperação/Bom Humor - Sorrir/promover o clima positivo

Cuidado e compromisso com o próximo/não prejudicar o "outro"