Elimine riscos, invista em saúde!

Oferecer um ambiente sadio e qualificado para a atuação dos colaboradores é fundamental para manter os profissionais motivados e minimizar influências de caráter ambiental que possam impactar na realização de suas atividades.

Garantir a saúde dos colaboradores é um dever e uma exigência legal, independente do porte da empresa. Pequena, média ou grande todas devem contar com o serviço de saúde ocupacional. Importante destacar que o serviço pode ser terceirizado.

E foi pensando em atender de maneira ágil e segura as diferentes empresas de Pelotas e da região que em 2017 o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) implementou o centro de saúde ocupacional. O serviço oferece equipe qualificada e habilitada para atuar em gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, realização de exames laboratoriais e de imagem.

Além da expertise na área da saúde, referência para mais de 20 municípios da Zona Sul, o grande diferencial da clínica do trabalho do HUSFP é reunir todos os serviços em um só local. A estrutura também dispõe de atendimento in company, tudo para garantir a otimização do tempo e a segurança para a empresa e seus colaboradores.

A clínica do trabalho do São Francisco de Paula oferece planos personalizados conforme a necessidade de cada empresa.

Por que contratar o serviço do HUSFP?

• Agilidade

Toda estrutura em um só lugar. O colaborador não precisa se deslocar para realizar exames.

Os profissionais também atendem in loco, conforme disponibilidade de horários da contratante. Na empresa são ofertados serviços de médico do trabalho (atestados de saúde ocupacional); coletas de sangue para análises clínicas e audiometria.

• Preço e segurança

Todos os serviços são próprios. Imagem (Raio-X), Análises Clínicas, Audiometria, Espirometria, Eletrocardiograma, Eletroencefalograma, Avaliação psicossocial.

• Precisão

Contamos com equipe qualificada e habilitada para atuar em gestão de saúde e segurança ocupacional. Médico do trabalho, técnico em segurança do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico em enfermagem do trabalho, fonoaudiólogo, psicóloga

PPRA e PCMSO

Além de ganhos na prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, o centro de saúde ocupacional do Hospital São Francisco de Paula oferta processos de admissão e demissão rápidos, adequados a empresas que trabalham com períodos sazonais. O serviço também contribui na redução de processos judiciais.

A clínica do trabalho do HUSFP também atua na elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

• PPRA - identifica, avalia e recomenda as medidas de controle dos RISCOS AMBIENTAIS existentes nos postos de trabalho, nos termos da NR-9 do Ministério do Trabalho e Emprego.

• PCMSO: planeja e implanta com base nos RISCOS AMBIENTAIS identificados e avaliados no PPRA, conforme disposto na NR-07 do Ministério do Trabalho e Emprego.

O PCMSO é parte integrante de um conjunto mais amplo de iniciativas da empresa na preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, e inclui: exame admissional; exame periódico; exame de retorno ao trabalho (após afastamento por doença, acidente ou licença maternidade); exame de mudança de função; exame demissional; elaboração de relatório anual; e monitoramento e controle biológico dos trabalhadores através dos exames complementares (laboratoriais, audiométricos, radiológicos, eletro-cardiológicos, entre outros).

Contatos

Fone: (53) 2128-8561

Email: saude.ocupacional@husfp.ucpel.edu.br