CASA DA GESTANTE

Atendimento à gestante de alto risco

Marechal Deodoro, 1130 – Centro, Pelotas/RS

A gravidez é um momento muito especial na vida da mulher. Ela entra numa nova etapa, em que deve se preocupar não apenas com a própria saúde, mas com a do bebê também. Além da ansiedade natural do momento, algumas mulheres lidam com gestações de alto risco, em que os cuidados devem ser redobrados. Pensando nestes casos, o Hospital Maternidade Cachoeirinha oferece um espaço especial para as gestantes ficarem sob supervisão de profissionais. “O ambiente hospitalar é um ambiente estressante e isso, às vezes, gera uma certa ansiedade e um desconforto nessa usuária”, explica o dr. Adalbeto Aguemt, médico e gerente assistencial do hospital.

Para mudar essa situação, a unidade Cachoeirinha possui a chamada Casa da Gestante. Trata-se de uma estrutura física que busca reproduzir o espaço da própria casa da grávida. O objetivo é dar tranquilidade para que ela possa fazer o controle de sua saúde de forma um pouco mais confortável.

A Casa da Gestante de Alto Risco foi criada em 1980. Possui vinte leitos, que incluem um espaço para exame, cinco enfermarias e uma sala de estar com DVD, sofás e livros. Para cuidar da saúde das futuras mamães o local conta com uma equipe que integra diversas áreas da saúde, tais como enfermeiras, nutricionistas e fisioterapeutas. No ano passado foram realizados 7546 partos, de todos os tipos, além de 2100 consultas.

“As gestantes que tenham alguma patologia clínica são encaminhadas pelas UBSs para a nossa maternidade”, explica o Dr. Adalberto. Os problemas mais frequentes das grávidas são pressão alta, diabetes e risco de parto prematuro. Para estes casos o Hospital Maternidade Cachoeirinha concede um espaço para as grávidas ficarem sob supervisão de profissionais, garantindo que a gestação siga tranquila. A cabeleireira Thaís Fernanda Ferreira, paciente da casa, aprovou: “O atendimento das enfermeiras é excelente. Não tem do que reclamar, nem dos médicos”.