CAPELANIA
HOSPITALAR

Oferecemos assistência espiritual

A Capelania do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) tem como missão compartilhar a fé cristã por meio da Palavra de Deus, participando assim ativamente do processo de humanização do ambiente hospitalar. Através da Pastoral quer auxiliar no encontro da paz e harmonia, confiança e solidariedade que possibilita ao paciente vivenciar o significado mais profundo da existência humana.

A Capelania é um ministério religioso, pastoral, espiritual católico, solidário, humanitário, fraterno que leva a fé, a esperança e o amor (cf. 1 Cor 13,13) revelando, assim, o toque do amor de Deus aos necessitados. Oferece assistência religiosa aos pacientes com a mesma atribuição de pastor que acompanha, cuida, orienta e protege em todas as situações, especialmente no momento de fragilidade.

Também presta a devida assistência eclesial Católica junto à Direção, Corpo Clínico, Colaboradores e Serviços Assistenciais.

O ministério coordena o serviço religioso do HUSFP com os Capelões Padre José Ramos da Silva Filho e Diácono Volnei Fonseca Ferreira.

A comunidade pode solicitar orações ou buscar mais informações com a Capelania pelo telefone 2128-8597, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Conheça as atividades e serviços da Capelania:

- Celebração da Santa Missa de segunda a sexta-feira às 10h, quando na segunda sexta-feira de cada mês ocorre a Missa da Saúde com bênção aos presentes

- Atendimento e confissões de segunda a sexta-feira após a Missa com o Padre José Ramos

- Unção dos enfermos a cargo do Padre José Ramos

- Visitar e dialogar com os pacientes internados no pronto socorro, UTI e leitos do hospital as terças e sextas-feiras, das 9h às 12h, pelo “Grupo SOS Oração”, formado por voluntárias e orientado pelo Diácono do HUSFP, contribuindo intensamente à saúde Espiritual e Emocional do ser humano proporcionando-lhes consolo e encorajamento a partir da fé cristã.

- Visitas semanais à Casa da Gestante, com benção às mães internadas.

- Ouvir, dialogar e aconselhar familiares de pacientes internados.

-Orar e promover devoções e sacramentos com pacientes, familiares e profissionais de saúde em busca do fortalecimento da fé e confiança. - Integração em algumas comissões: Bioética e Humanização.

A Capela do HUSFP está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30 para visitação e momentos de oração.