UNIDADE DE CUIDADOS
INTERMEDIÁRIOS NEONATAL

A Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal possui 10 leitos e acolhe recém-nascidos que necessitam de atendimento médico, mas não podem, por algum motivo clínico, permanecer no alojamento conjunto com a mãe após o parto.

A Unidade funciona em área próxima à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com fácil acesso também às salas de parto. O atendimento médico diário é feito pelos professores da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e responsáveis pela Neonatalogia do HUSFP e médicos residentes de Pediatria.

A população beneficiada por este serviço é formada, basicamente, de recém-nascidos de duas origens diversas. A primeira delas refere-se aos nascidos no Hospital e a segunda, a àqueles provenientes de outras maternidades da cidade ou região.

Método Mãe Canguru
Implantado em setembro de 2002, o HUSFP disponibiliza assistência neonatal que incentiva o contato pele a pele desde cedo entre a mãe e o recém nascido de baixo peso. Esse processo, conhecido como Método Mãe Canguru, é realizado de forma crescente e pelo tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente. Além disso, esta ação visa estimular também o aleitamento materno, diminuindo o risco de infecção hospitalar e permitindo maior participação dos pais no cuidado do recém nascido.

Para maiores informações, ligue: (53) 2128. 8329