De 17 a 22 de outubro, foi realizado no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel), a 11ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. O objetivo do evento foi apresentar aos colaboradores maneiras de prevenção de acidentes, debates sobre cuidados com a saúde no local de trabalho e acidentes de trânsito, reflexões e inclusão. O evento teve apoio de patrocinadores como Unicred, Unimed, Extinlapa, Eletrofort, Produtos Selecionados Gonçalves, Roupa Branca, Escola Estilo de Educação Profissional, Acerpel e AirLiquide.
A organização foi da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) junto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). A programação contou com palestras nas quais todos os participantes ganharam certificado, sorteio de 10 brindes por palestra, participação do Grupo de Humanização e no final da semana o sorteio de três prêmios a todos os participantes onde as ganhadoras foram às colaboradoras Aerlini Vidal de Oliveira, Alessandra Medita Bauche e Michele Lima.
Ambas as equipes organizam outros eventos durante o ano no HUSFP/UCPel como curso de prevenção de incêndio, de primeiros socorros, mas o maior deles é a SIPAT para que os colaboradores tenham conscientização do quanto é importante a prevenção e o cuidado. Segundo o Presidente da CIPA, Paulo Ricardo da Silva Medeiros, acredita que as pessoas estão dando mais atenção para este assunto, “neste ano tivemos maior participação dos colaboradores e pessoas de fora do HUSFP/UCPel, e palestrantes de ótima qualidade”, concluiu.
Segundo o Secretário da CIPA e Técnico em Segurança do Trabalho do SESMT, Eduardo dos Santos Nunes, “o evento vem crescendo a cada ano, tivemos mais participações do que o esperado, nosso objetivo é que essas pessoas disseminem essas informações aqui no hospital e fora dele”.
E para terminar a semana o Grupo de Humanização foi responsável pela última atividade, eles retiraram um colaborador de cada setor, vendaram seus olhos e fizeram com que os mesmos sentissem na pele, o tratamento que recebe um paciente. A dinâmica chamada ‘Sentindo na Pele’ fez com que eles tivessem inúmeras sensações como barulhos excessivos, cheiros fortes, picadas de agulha, entre outros. A psicóloga, Janaina Ongaratto Rodrigues, acredita que assim é possível perceber o que o paciente pode passar dentro do hospital, “no final da dinâmica sempre perguntamos qual a sensação de cada um, e a maioria descreve sentimentos como medo e insegurança”. Isso mostra que atividades como esta surtem grandes efeitos, e fazem com que as pessoas reflitam sobre suas ações e melhorem no atendimento.
“O objetivo do evento é transmitir conhecimentos referente às normas de segurança e prevenção, a fim de tornar-se parte da cultura das pessoas, não se restringindo apenas a esta semana, mas a todos os dias do ano para evitar-se acidentes”, diz o Técnico em Segurança do Trabalho do SESMT do HUSFP/UCPel, Igor Macedo de Barros.