Dias 18 e 19 de setembro ocorre o I Encontro de Urgência e Emergência do Pronto Socorro de Pelotas. O encontro será realizado no auditório do Colégio São José e estará voltado à atualização e capacitação de enfermeiros, técnicos, auxiliares e estudantes de Enfermagem, com o objetivo principal de promover a integração entre os serviços de atendimento pré-hospitalar e hospitalar da cidade. Podem participar enfermeiros, técnicos, auxiliares e estudantes de Enfermagem de Pelotas. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no PS, com os estagiários de Enfermagem da UFPel.

A jornada abordará 14 temas específicos de interesse de profissionais da área, tais como Políticas Públicas de Urgência e Emergência, Atendimento pré-hospitalar a múltiplas vítimas e Emergências cardiológicas e pediátricas. Por iniciativa do grupo de acadêmicos de Enfermagem da UFPel que estagia no PS, a proposta foi acolhida pelo grupo de enfermeiros e logo teve apoio no Conselho Gestor, composto pela Prefeitura e as universidade Federal e Católica de Pelotas.

As inscrições para o Encontro custam R$ 20,00 para estudantes, técnicos e auxiliares de Enfermagem e R$ 30,00 para profissionais de nível superior. A participação dá direito a certificado e haverá sorteio de brindes. O dinheiro arrecadado com as inscrições será revertido em melhorias do espaço físico usado pelos estudantes que estagiam no PS e material de apoio, como livros e revistas de assuntos relacionados.

Responsável técnico pelo Serviço de Enfermagem do PS, Alberto Brum destacou que o Encontro também é uma excelente oportunidade para que os participantes conheçam a rede pré-hospitalar e intra-hospitalar e o suporte necessário nas situações de urgência e emergência. O evento, que estava previamente marcado para ocorrer nos dias 7 e 8 de agosto, foi adiado devido à pandemia de gripe A (H1N1).

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM)