A chegada de um filho é algo que sempre cria uma certa expectativa e levanta uma série de dúvidas. Por isso a importância de um pré-natal bem feito e do acesso às informações corretas quanto aos primeiros cuidados com o recém nascido. Muitos problemas durante a infância podem ser evitados se forem seguidas algumas orientações fundamentais sobre a amamentação correta, a lactação permanente, mesmo nos casos em que as mães são afastadas de seus filhos; e a não utilização de bicos e chupetas pelos bebês amamentados.

Tendo em vista essa preocupação, foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas (Unicef), a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). Esta iniciativa promove a adoção de práticas facilitadoras da amamentação em maternidades de todo Brasil, com o objetivo de mobilizar os colaboradores das instituições de saúde a mudarem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Para isso, foram estabelecidos os dez passos que garantem o sucesso do aleitamento materno.

O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) é uma das instituições que seguem esses dez passos estabelecidos pela IHAC, tendo recebido em 2004, o título de Hospital Amigo da Criança, outorgado pela OMS e pela Unicef.  O número de nascimentos ocorridos no Hospital chega a até 200 por mês, e toda a equipe de colaboradores que atua na Maternidade e Pediatria é instruída a fazer com que o aleitamento materno seja sempre motivado e seguido pelas mães. A nutricionista responsável pelo setor, Rejane Radunz orienta todas as mães e futuras mamães para a importância da amamentação correta para o bebê e para elas. “O leite materno tem todas as vitaminas, ajuda a prevenir doenças e promove um melhor desenvolvimento neurológico da criança. É a principal fonte de nutrientes que ele precisa”, destaca Rejane.

Maria Helena Parstorini Baschi, 27 anos, é uma das mães que recebeu todas as orientações para a melhor amamentação de sua filha, Bruna. Após começar a sentir que era chegada a hora do nascimento, veio ao Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel), onde foi encaminhada para a sala de pré-parto às 4h da manhã.  Depois de seis horas, quando a criança já estava em uma posição favorável, Maria Helena foi levada para a sala de parto e deu a luz, por parto normal, à pequena Bruna. Logo após, a enfermeira levou o bebê até a mãe para que fosse feito o primeiro contato pele a pele. “O contato pele a pele é muito importante para que a criança reconheça a mãe”, explica Rejane.

Após a rápida recuperação de Maria Helena, a nutricionista fez uma visita e ensinou a posição correta para uma boa amamentação. Ensinou também que o ideal é que a criança fique o mais perto possível do corpo da mãe para que possa pegar bem a auréola do seio materno, que deve estar por completo na boca do bebê. O primeiro leite que sai do seio da mãe é chamado de Colostro. É um leite rico em vitaminas que age como uma espécie de vacina, prevenindo infecções e aumentando a imunidade do bebê.

Cláudia Regina da Silva Barbachã não teve a mesma orientação quando teve seu filho mais velho, hoje com 12 anos. “Não recebi qualquer tipo de instrução na época e acabei usando a mamadeira com ele desde cedo. Isso fez com que ele tivesse problemas de saúde com mais facilidade devido à baixa imunidade”, explicou Cláudia. Ela também é mãe de Isaac, que nasceu prematuro e passou 51 dias internado na UTI Neonatal do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel). Como não podia amamentar, recebeu todo o acompanhamento da equipe na hora de ordenhar o leite para alimentar seu bebê. Hoje, o pequeno Isaac já está em casa e se alimenta diretamente no seio da mãe. “Foram dias muito difíceis quando não podia amamentá-lo, mas assim que ele saiu da UTI Neonatal já iniciamos o processo de amamentação aos pouquinhos com ele e hoje ele mama muito bem”, conta Cláudia.

Os Dez Passos da IHAC

Além da importância da amamentação, a IHAC orienta também que as instituições de saúde capacitem suas equipes para informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e sobre o manejo da amamentação; para ajudarem as mães a iniciar o processo de aleitamento na primeira meia hora após o parto; para mostrarem às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos; para não darem a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno; para permitirem que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia; para encorajarem a amamentação sob livre demanda; para não darem bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas, e para incentivarem o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.

Cursos de Capacitação

Com o intuito de capacitar suas equipes e incentivar os profissionais de saúde que têm contato direto com a mãe e o bebê, a desenvolver, cada vez mais, a importância da amamentação com as suas pacientes, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) vêm promovendo os cursos de capacitação Hospital Amigo da Criança. A primeira turma foi formada por ginecologistas, professores e preceptores do setor de Ginecologia e Obstetrícia e a segunda por pediatras, professores e preceptores do setor de Pediatria do Hospital. Segundo a responsável pela capacitação, a nutricionista Rejane, a idéia é fazer com que os profissionais trabalhem sempre os dez passos do Hospital Amigo da Criança, destacando assim, a relevância do aleitamento materno.