O curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) preocupa-se em formar profissionais aptos a planejar, organizar e gerenciar os processos que envolvem o trabalho administrativo no campo da saúde. Por isso, os professores do curso estão sempre em busca de novos projetos que encontrem soluções para os principais problemas que a área enfrenta na atualidade.

Dentre estes, está a preocupação com o desenvolvimento e a aplicação de ações de Responsabilidade Social, tema que já faz parte do planejamento de muitas instituições.  Tendo isto em vista, uma das professoras do curso de Gestão Hospitalar, Letícia Menezes, resolveu lançar um desafio aos alunos da disciplina de Gestão de Projetos e Pratica de Gestão de Projetos: o de criar ações de Responsabilidade Social que beneficiassem a comunidade de Pelotas e região.

Desafio aceito, vários grupos de trabalho se formaram e muitos projetos surgiram, a maioria envolvendo o grande laboratório de ensino da Universidade, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). “A intenção é de que os alunos percebam que é viável a criação e realização de um projeto, e como é importante, como futuros gestores, pensar em práticas que envolvam Responsabilidade Social, tema em destaque na atualidade”, afirmou Letícia. Segundo ela, os trabalhos serão avaliados por uma junta de profissionais da Universidade, que identificarão as oportunidades de melhoria de cada projeto.

Conheça alguns dos projetos

Brechó Solidário – A ação prevê a realização de um brechó em solidariedade ao Pronto Socorro de Pelotas. O evento ocorre no dia 10 de junho, das 9h às 17h, na sala externa do HUSFP. Conforme a aluna Lia Mara Correa de Oliveira, o objetivo do evento é arrecadar fundos para a compra de lençóis para o PSP. Os alunos aguardam doações da comunidade para que possam montar o brechó. Estas devem ser entregues no próprio PSP, que fica na rua Santa Tecla - 834, até o dia 05 de junho.

Brincar, um ato de curar – O projeto irá proporcionar às crianças internadas no Hospital uma melhor qualidade durante a sua permanência, já que elas terão acesso a atividades teatrais, lúdicas, cinema e conto. Conforme uma das integrantes do grupo, Ana Paula Urrutia, o objetivo é destacar a importância da humanização no ambiente hospitalar, além do tratamento físico, é importante cuidar do aspecto emocional dos pequenos pacientes. “Através do projeto, vamos oferecer qualidade na internação das crianças, pois a inclusão dessas atividades torna as crianças mais dispostas ao tratamento, acelerando a recuperação. Isso é muito gratificante’, afirmou Ana.

As ações serão realizadas nos dias 22 e 28 de maio, 05 e 12 de junho. No sábado (22), dia do lançamento da ação que começa às 15h, a criançada recebe a visita de um integrante da equipe KIFUZARCA. “Ele virá caracterizado de palhaço e fará um trabalho com as crianças de animações, tatuagens na pele, brincadeiras com balões que viram bichinhos entre outras”, revelou Ana.

Doadores do Amanhã – O projeto será desenvolvido com alunos de escolas municipais e estaduais que receberão informações sobre a importância da doação de sangue, incentivando que estes se tornem, no futuro, doadores voluntários. Durante a ação, desenvolvida junto ao Hemocentro de Pelotas, palestrantes irão explicar o processo de doação de sangue e seus benefícios. O projeto conta com o apoio do Colégio Municipal Pelotense, Hemocentro Regional de Pelotas, HUSFP e UCPel.

O melhor Remédio para meio ambiente é Preservar – Esta ação tem como objetivo informar aos estudantes do turno da noite da Universidade Católica de Pelotas como armazenar e descartar corretamente as sobras de medicamentos domiciliares, evitando assim a poluição ambiental.  A ação será realizada no dia 17 de junho, a partir 19h, no saguão do Campus I da UCPel. O projeto conta com o apoio da G Gotuzzo, ECOSUL, UCPEL e HUSFP.

Higiene oral em ambiente hospitalar: uma barreira as infecções - O projeto, que já esta sendo aplicado no HUSFP, trata sobre a importância da higienização oral em pacientes hospitalizados, como forma de impedir a infecção hospitalar. O objetivo é capacitar os técnicos de enfermagem da Instituição para a aplicação de procedimentos de higiene oral.

Conforme Zaira Perleberg, uma das componentes do grupo, a higienização oral em pacientes acamados promove uma diminuição dos nichos de infecção e, conseqüentemente, uma melhor qualidade de vida e um menor tempo de internação, como benefício quantitativo e qualitativo para os pacientes. “É um projeto viável por ser simples, rápido, de baixo custo e, cujos passos, são informados nos cursos preparatórios de técnicos de enfermagem. Além disso, hoje, nos hospitais de Pelotas, só é realizado nas UTIs, nas clínicas particulares e convênios”, afirmou. A aplicação do projeto iniciou no dia 06 de maio e vai até o dia 27 deste mês.