A comunidade de Cerrito Alegre recebeu, na tarde do dia 21 de maio, a visita dos alunos do curso de Gestão Hospitalar da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), para a realização de uma ação social. O foco da ação foi a saúde do homem do campo e contou com a participação de representantes do Curso de Enfermagem da UCPel, do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), do Pronto Socorro de Pelotas (PSP), do Conselho Municipal de Saúde de Pelotas (CMS) e do Hemopel.

A ação abordou assuntos pertinentes tanto a saúde direta do morador do campo, quanto esclarecimentos sobre o procedimento de procura da saúde em Pelotas, por exemplo, via Pronto Socorro de Pelotas (PSP). O médico do HUSFP, Ari Lemos, iniciou o evento com uma palestra sobre a saúde do trabalhador e também com dicas para melhorar a alimentação e rotina das crianças e idosos.

Após, a assistente social do PSP, Roberta Peres, comentou sobre a procura dos serviços do órgão e os procedimentos que devem ser seguidos para o correto atendimento no local. Na ocasião, a profissional também falou sobre o novo processo de atendimento que será implantado no Pronto Socorro, a classificação de risco. “A classificação será implantada o mais breve possível e irá facilitar e agilizar o atendimento no PS, visto que cada paciente receberá uma classificação conforme a gravidade de seu estado.”, explicou Roberta em seu discurso.

A ação proporcionou, além de informação, um pouco de diversão para os participantes que, além de contar com um bar com cachorros-quentes e bolo, a cada intervalo participavam de um sorteio de dezenas de brindes. Dezenas de moradores de Cerrito Alegre participaram efetivamente da ação, com perguntas e colocações pertinentes aos assuntos abordados. Durante os intervalos foi realizada ainda aferição de pressão e orientações de saúde pelos acadêmicos de enfermagem da UCPel.

Participações
O Conselho Municipal de Saúde também participou da ação a partir da palestra proferida pelo segundo vice-presidente do Conselho, José Carril, que comentou sobre a atuação do CMS no município de Pelotas e também em Cerrito. Em seu discurso, Carril enfatizou a importância da participação popular integrada ao Conselho e comentou sobre as ações que o órgão realiza.

Mesmo o tempo nublado não acanhou os participantes da ação, que permaneceram no local até o encerramento, que contou com a participação da assistente social do Hemopel, Edilia Jacondino. Em sua fala, Edilia, esclareceu dúvidas e comentou sobre o processo de doação de sangue e cadastro de medula óssea. “Muitas vezes as pessoas tem medo e não doam, pois desconhecem o processo. Queremos que todos conheçam o benefício da doação, que beneficia diversas vidas, tanto na cidade de Pelotas quanto em todo o Brasil. Doar sangue salva vidas”, explicou Edilia em sua fala.