Não foi por acaso que o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) ganhou o título de Hospital Amigo da Criança. Sempre preocupado em oferecer uma assistência de qualidade aos seus pequenos pacientes e a suas mamães, o Hospital, que já é referência regional na área materno-infantil, criou o Programa de Acompanhamento Pós-natal a Lactante. O programa prevê atendimento no ambulatório do HUSFP com apoio à amamentação, e oferece orientações sobre os benefícios do leite materno para mãe e o bebê. Dentre elas, como prevenir e cuidar de fissuras; do ingurgitamento mamário e outros traumas mamilares; como fazer a coleta e o armazenamento do leite materno no domicilio através da ordenha manual; além de oferecer apoio a mãe que vai retornar ao trabalho, para que continue amamentando.
Conforme a coordenadora do programa, a nutricionista especializada em nutrição materno-infantil, Rejane Ortiz Radunz, como Hospital Amigo da Criança a função da Instituição é incentivar, proteger e promover o aleitamento materno. Para isto, o Hospital conta com uma equipe capacitada para receber e orientar a mãe quanto aos benefícios da amamentação. Ela explica que o Hospital Amigo da Criança tem que cumprir os Dez Passos da Amamentação, sendo que o último passo é continuar dando apoio à amamentação para as mães após a alta. “Iniciamos o trabalho no Hospital e continuamos acompanhando mãe/bebê, para tirar dúvidas, auxiliá-las e ajudá-las para que continuem amamentando o seu filho, pois o leite materno é o alimento perfeito e protege contra vários tipos de doenças, contribuindo com o bom desenvolvimento da criança”.
Segundo ela, o Hospital incentiva o aleitamento materno exclusivo até o 6º mês e sua continuidade até dois anos ou mais. Com este objetivo, no HUSFP a mãe é apoiada e auxiliada durante toda a sua permanência na maternidade, recebendo orientações quanto as vantagens do aleitamento materno para si própria e o bebê, além de informações a respeito da importância do colostro, a técnica correta de amamentação e o porque de o “Chico” contra-indicar o uso de bicos, mamadeiras e chupetas. “Além de aprender a amamentar, a mãe aprende como cuidar do seu bebê, estabelece o vínculo afetivo, pode participar do banho do bebê, tirando dúvidas e ficando mais segura nos primeiros cuidados”, afirma a nutricionista.
O programa está disponível para as mães que tiveram seus filhos no HUSFP. Na alta, elas são agendadas para uma consulta de apoio à amamentação que ocorre de 7 a 10 dias após o parto. “Isto para que possamos aconselhar e evitar que a criança receba água, chás ou leites artificiais. Através desta consulta, podemos observar a criança sendo amamentada, verificar como está a pega, a posição do bebê, pois muitos não ganham peso pela pega incorreta ou por mamadas controladas pela mãe”, revela a nutricionista. Os atendimentos ocorrem todas as terças-feiras, a partir das 8h, no Campus da Saúde, na av. Fernando Osório, 1586. As mães podem ainda, agendar a sua consulta pelo telefone (53) 2128.8506.
Por que amamentar?
A amamentação traz benefícios tanto para a mãe como para o bebê. O leite materno é considerado um alimento Padrão Ouro, ou seja, contém todos os nutrientes necessários para o bebê, protege contra doenças respiratórias, diarréia, infecções, otite, linfomas agudos na primeira infância, diabetes, obesidade, pressão alta, trabalha a região orofacial, contribui para o desenvolvimento psiconeuromotor e facilita o aprendizado. A mãe, além de ficar mais próxima do seu filho, também é beneficiada pelo aleitamento materno, pois, já nas primeiras mamadas, seu útero começa a voltar ao lugar, diminuindo o sangramento pós-parto. A amamentação ajuda ainda a prevenir depressão pós-parto, anemia, osteoporose, câncer de mama, diabetes e auxilia a mãe a retornar ao seu peso normal.