É em um momento de perda, onde uma família sente a dor da partida de um ente querido, que ela pode ter um ato de amor ao próximo e dizer aquele SIM tão importante.

E hoje, 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos é o momento de sensibilizar e conscientizar todos sobre o assunto. Durante todo o mês de Setembro, o chamado “Setembro Verde” foi o momento em que a CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) realizou algumas ações voltadas para o tema.

Dentre as ações, foi promovido um Passeio Ciclístico com o tema “A vida pode continuar SIM” para mobilizar a comunidade pelotense sobre o assunto. Para realizar o evento, tivemos como parceiros a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Rádio Mais Nova Fm, o grupo ciclístico Pedal Domingueira, Casarin Basic, Prefeitura de Pelotas, Secretaria de Trânsito, Clínica Santa Vita, RSCC Critical Care, Macro Atacado Krolow, Sanep e Gelei.

Além do passeio, momentos de sensibilização foram feitos com a parceria das CIHDOTT’s de todos os hospitais de Pelotas (HUSFP, Santa Casa, Hospital Escola da Federal e Beneficência) nas universidades, escolas, e em algumas instituições.

A Comissão do HU também percorreu todos os setores do Hospital para apresentar a comissão e tirar todas as dúvidas dos colaboradores sobre doação de órgãos.

No sábado, dia 30, a partir das 14h, o Mercado Público irá receber essas comissões que estarão presentes com material informativo e ações sobre o tema. Então, se você quer saber mais sobre Doação de Órgãos, compareça no Mercado e tire todas as suas dúvidas relacionadas ao tema que é capaz de salvar vidas.

O único modo de você ser um doador de órgãos é avisando sua família, pois no momento da decisão, eles serão os únicos que poderão representar e fazer valer o seu desejo. Então, converse com sua família com seus amigos e manifeste, em vida, a sua vontade de se tornar um doador!

A vida pode continuar SIM. Diga ao mundo que você é um doador de órgãos!

SAIBA MAIS SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

O HUSFP é um dos hospitais da região sul do estado que mais capta órgãos para doação e a instituição possui sua CIHDOTT há cerca de 15 anos. O que fez com que a instituição fosse por três anos consecutivos o hospital que ficou em primeiro lugar no estado como captador de órgãos.

A Comissão do HUSFP é composta por cinco pessoas, entre um médico coordenador, enfermeiras, uma pedagoga e um assistente administrativo. São eles, que irão acompanhar todo o processo de doação e conversar com a família na hora decisiva.

Para realizar uma doação existe um protocolo regido e estabelecido por lei que comanda todo esse processo.

Basicamente, o protocolo funciona da seguinte forma:

O paciente internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com morte encefálica ou cerebral, em geral depois de traumatismo craniano (TCE) ou derrame cerebral (AVC).

Após isso, o protocolo é aberto, e ao mesmo tempo, a Central Estadual de Doação de Órgãos, que fica em Porto Alegre é acionada para que esteja ciente de tudo que irá acontecer. No momento em que esse protocolo é aberto e feito um exame de diagnóstico clínico para morte encefálica e seis horas depois, um novo exame é feito por outro médico (obrigatoriamente esses dois médicos não podem fazer parte da CIHDOTT, por conflito de interesses, e um deles deve ser neurologista). Após os dois exames clínicos identificarem a morte encefálica, é feito um exame de imagem que comprova que aquele paciente não possui mais atividade cerebral. E assim, o paciente é oficialmente diagnosticado com morte encefálica. A hora do óbito é declarada e ele está apto para doar seus órgãos.

Sendo assim, a família é chamada para uma conversa com a comissão onde eles irão tirar todas as suas dúvidas sobre a situação e serão entrevistados onde, entre diversas perguntas, uma delas será se o familiar é ou não doador de órgãos.

Depois desse SIM ser dito, a central estadual é acionada novamente para que seja enviada uma equipe responsável para captar esses órgãos, e encaminhá-los aos pacientes receptores que estão na fila de espera por um órgão.

É possível que um doador possa disponibilizar os seguintes órgãos: Coração, Córneas, Pulmões, Rins, Pâncreas, Fígado, Pele, Ossos e Válvulas Cardíacas. Em geral, os órgãos que mais são possíveis de doação são: rins, córneas, pâncreas e fígado.

É muito importante ressaltar que a cirurgia de retirada desses órgãos e/ou tecidos ocorre como uma cirurgia normal, assim como de um paciente vivo. E esse corpo é entregue para a família de forma íntegra e completamente possível de se seguir os ritos normais de um velório ou outra forma de despedida.

Dessa forma, cerca de 8 vidas são salvas através do SIM dado pela família.