No dia dedicado nacionalmente à doação de órgãos um ato de solidariedade, em meio à dor da perda, vai auxiliar três pessoas que aguardam na fila por um transplante. Com a autorização da família, dois rins e o fígado de uma paciente que teve a morte confirmada vão ajudar a três pessoas que aguardavam na fila por um transplante.

A captação ocorreu no Hospital Universitário da Católica São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) após abordagem da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e da Organização de Procura de Órgãos (OPO5) junto aos familiares. “Essa doação foi consentida justamente porque a família da doadora era esclarecida sobre o assunto e já havia discutido a respeito do tema”, explicou o médico Luciano Teixeira, coordenador da CIHDOTT do HUSFP/UCPel.

A recusa familiar e a falta de autorização em vida despontam como principais causas que impedem a doação, de acordo com os dados de 2022 da Secretaria Estadual de Saúde. A pandemia de Covid-19 também significou um recuo na captação e transplantes, uma vez que os procedimentos tiveram de ser suspensos e só foram retomados recentemente. Mais de 2,5 mil pessoas ainda aguardam na fila por um órgão no Estado.