Uma blitz, com objetivo de conscientizar mais pessoas sobre a importância da doação de órgãos foi realizada em frente ao Hospital Universitário da Católica São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) na noite de quarta-feira, 28/09. A ação integrou a programação do Setembro Verde. Distribuição de folhetos e abordagem aos motoristas foram realizadas.

Com a fachada especialmente iluminada, ao longo de todo o mês de Setembro, em apoio à causa, a casa de saúde tem se envolvido ativamente em várias atividades voltadas à conscientização. A bliz foi uma parceria que envolveu a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HUSFP/UCpel, a Organização de Procura de Órgãos (OPO5) e o Pronto Socorro de Pelotas.

Para o coordenador da CIHDOTT do HSFP, Luciano Teixeira, é fundamental que o assunto permeie a comunidade de uma maneira constante, para que haja mais conhecimento por parte da sociedade em relação ao processo de definição dos quadros de morte cerebral e os processos que envolvem as perspectivas sobre doação e transplante de órgãos. “Existem milhares de pessoas em filas de espera por um órgão no país e essas filas podem ser minimizadas com um sim por parte das famílias para a doação”, explicou o médico.

Teixeira lembra que um doador pode salvar a vida de até oito pessoas que aguardam transplante. “Justamente num momento de perda de um ente querido se torna possível externar a situação de solidariedade para com o próximo e permitir que a vida continue. Nesse momento de perda é possível que várias outras pessoas sejam retiradas destas filas de espera por órgãos”.

O coordenador da CIHDOTT do HSFP avalia que esse tipo de abordagem direta, com a distribuição de folhetos e explicações concretas, auxilia na conscientização. Essas ações, ainda que pontuais, são bastante significativas no sentido de proporcionar à comunidade, de uma maneira em geral, mais acesso à informação com qualidade, sobre um tema tão importante”, opinou.