Em 10 de junho de 2009 as gestantes de alto risco de Pelotas e região passaram a contar com um local especialmente criado para bem acolhê-las: a Casa da Gestante do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). Localizada em frente do Hospital, a Casa atende as pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, após um ano de atuação, já comemora os bons frutos da sua criação. Mais de 320 gestantes foram atendidas em um espaço que dispõe de 20 leitos – 14 dentro da Casa e seis dentro da Instituição.

Construído seguindo a proposta do Ministério da Saúde e contando com apoio de vários parceiros, a Casa da Gestante inclui leitos, salas de nutrição, exames e estudos, posto de enfermagem e espaço de convivência, onde são realizadas diariamente atividades de recreação para as mães. Além disso, todas as gestantes internadas são acompanhadas por uma equipe de médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, além de receberem a atenção e carinho do Grupo de Apoio do Hospital nas atividades de humanização. Tudo para proporcionar mais conforto e qualidade de vida às mulheres, momentaneamente afastadas de suas casas.

A médica rotineira da Casa da Gestante, Tatiane Bilhalva Fogaça, afirma que após um ano de atendimentos deverá ser feito o levantamento do índice de redução da mortalidade materno-infantil. Segundo ela, o abrigo serve como unidade intermediária para grávidas, que apresentam problemas como hipertensão e diabetes e precisam fazer exames regulares, além de recorrer ao hospital em casos de emergência. Ela explica ainda que o local tem também o papel de “proteger” a mulher das atividades domésticas. “Em casa a mulher é ‘seduzida’ a fazer alguma coisa, algum esforço pelo seu papel na casa, e acaba por não seguir as recomendações médicas. Aqui ela fica resguardada”, explicou.

Dia de Beleza

E em comemoração ao primeiro ano de funcionamento da Casa, o curso de enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizou um dia de beleza às gestantes internadas. Conforme a professora do curso, Stella Minasi de Oliveira, a ideia foi proporcionar um momento de descontração e prazer às futuras mamães. “Elas estão passando por um momento delicado em que precisam de cuidados especiais e para isto, nada melhor do que cuidar da beleza”, disse a professora.

Ela revela que a intenção é estender o trabalho de atenção a Saúde da Mulher, realizado na maternidade do HUSFP, para a Casa da Gestante. “A partir de agora vamos estender nossas ações educativas também à Casa da Gestante”, afirmou.
Segundo a gestante Denise Garcia, grávida de oito meses e há quatro dias na casa, este tipo de atenção é muito importante, pois levanta a alto estima da mulher. “É como se estivesse em casa, sendo cuidada e tratada com todo o carinho de uma família”, destacou.