As futuras mamães que necessitarem de internação na Casa da Gestante agora vão encontrar um ambiente renovado. As paredes do espaço, dedicado ao atendimento de gestantes de alto risco, receberam novas cores, o maior dos quatro quartos teve todo o piso substituído, os banheiros, a sala de exames o posto de enfermagem e também foram requalificados. Os avanços no espaço foram conquistados graças à parceria com o pensionista Júlio Moura.

Esta semana a direção do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) descerrou uma placa na Casa da Gestante em agradecimento ao voluntário, que há décadas se dedica a melhorar as estruturas das unidades de saúde que prestam atendimento pelo SUS país afora e também no exterior. Só no HUSFP, Moura já requalificou setores como a Clínica Médica, Maternidade, Pediatria e contribuiu nas obras da UTI Covid.

Além de doar o material, é o Júlio quem, literalmente, coloca a mão na massa. Durante a solenidade, a direção do hospital destacou o capricho aplicado pelo pensionista em cada trabalho realizado dento na instituição. “No muro aqui da caso mesmo, chegastes a ficar dias lixando para deixar impecável”, recordou o diretor de Gestão, Maurício Karini, ao agradecer pelo apoio do parceiro.

O diretor de Assistência, Edevar Rodrigues Machado Júnior relacionou o capricho ao carinho, em especial ao que o Júlio deposita nas pessoas e lembrou da importância do ambiente no processo de recuperação do paciente.

Na oportunidade Machado destacou que a Casa da Gestante é a única em Pelotas e na região com este tipo de atendimento pelo SUS. Ao falar sobre a importância dessas doações feitas pelo Júlio, lembrou que o serviço prestado pela Casa da Gestante é “subfinanciado e que o hospital recebe um valor simbólico” para manter este tipo de atendimento. “Sem esses apoios como o do Júlio, seria impossível fazermos este tipo de investimento na estrutura”, arrematou.

Além da reforma, Júlio Moura também já havia doado televisores para dispor nos quartos e assim oferecer momentos de descontração às futuras mamães. “Eu sempre tive um sonho de poder equiparar o SUS ao privado para que todas as pessoas tenham sua dignidade preservada”, disse Júlio ao explicar suas motivações para suas ações.

A Casa da Gestante conta com 14 leitos, distribuídos em quatro quartos. A principal função é abrigar gestantes de alto risco do Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuir para a redução da morbi-mortalidade (doenças e morte) materna e neonatal.

Participaram da solenidade, as médicas Francine Zanetti, chefe do serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HU, e Carla Freitas Marchionatti, chefe do serviço de Maternidade do HUSFP. As gerentes de Assistência, Renata Casanova, e de Infraestrutura, Luiza Yurgel e as coordenadoras de Hotelaria, Alessandra Peters e de Infraestrutura Andressa Scholl também acompanharam o evento.