O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) recebeu, nesta sexta-feira (11), a visita de membros da Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul (CEEE).  A cerimônia foi realizada com o intuito de entregar o Projeto de Eficiência Energética da CEEE ao Hospital, com descerramento de placa em homenagem a iniciativa.

Esta ação consiste na parceria entre a CEEE e o governo do Rio Grande do Sul para eficientizar 13 hospitais e 54 escolas no estado, promovendo a substituição de reatores, lâmpadas e luminárias objetivando a geração de uma economia no consumo de energia elétrica de forma significativa nas instituições.

Estiveram presentes na cerimônia, a Diretor de Gestão do Hospital São Francisco de Paula, Eloi Tramontin, o Diretor de Assistência, Dr. Silvio Reis, o Diretor Técnico, Dr. Ernesto Souza Nunes, além do responsável pelo projeto no Hospital e Supervisor do setor de Engenharia Clínica, Prof. Vitor Mauro Fiori, e o Diretor de Distribuição do Grupo CEEE, Rogério Sele, acompanhado de seus assessores.

Segundo o Diretor de Gestão do Hospital São Francisco de Paula, Eloi Tramontin, este foi um trabalho feito com muita eficiência, mostrando que não só o projeto é qualificado, mas também toda a equipe que o implantou nesta Instituição. “Em nome da Direção do Hospital São Francisco de Paula, agradeço por todo trabalho desenvolvido pela CEEE em prol desta economia de energia. Parabenizo também a iniciativa e a todos os profissionais capacitados que participaram dela”, ressaltou.

O Diretor de Distribuição do Grupo CEEE, Rogério Sele, destacou que o recurso economizado com a eficientização do uso de energia retorna para a sociedade através de melhorias nas escolas e prédios públicos. “Essa redução representa uma economia de 20% a 30% na conta de luz, comprovando que cerca de 25% do consumo de energia é desperdício, que é exatamente o percentual que devemos economizar, com a substituição de lâmpadas”, explicou.

Foram implantadas em torno de mil luminárias em todo os pisos do Hospital, gerando uma economia de R$ 70 mil por ano.

Fotos: Fernando C. Vieira