O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) hospedará suas equipes de saúde no prédio do Cenáculo, visando o isolamento social. O local, administrado pela Arquidiocese de Pelotas, tem capacidade para alojar até 60 pessoas e começará a registrar ingresso dos profissionais na próxima segunda-feira, dia 27.
Dois ambientes foram preparados para receber médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Um de isolamento para aqueles com sintomas ou que testaram positivo para COVID-19, que não necessitem de cuidados hospitalares e optem por fazer o isolamento longe da família. E outro, de cuidados preventivos, para quem escolher utilizar o local como alojamento, pois tem em casa familiares do grupo de risco ou com dificuldades para manter o isolamento, como crianças.
Equipes de trabalho do HU, em parceria com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), dão os últimos retoques de hotelaria para o recebimento dos profissionais que terão em cada ala, à disposição, área de lazer, lavanderia e cozinha completa para preparo de refeições. Para o alojamento, os hóspedes deverão levar seus materiais de higiene e enxoval completo. No caso do isolamento de profissionais sintomáticos ou positivo, o local fornecerá itens como lençóis, travesseiros, cobertas e toalhas.
As inscrições serão realizadas no Setor de Gestão de Pessoas do Hospital, que acompanhará os grupos com atendimento psicológico. Para o Diretor de Gestão do HU, Maurício Romel Lopes Karini, cuidar dos profissionais da saúde é preciso: “Chamo de círculo virtuoso, precisamos cuidar delas para que cuidem de outras pessoas. Precisamos acolher nossas equipes com todo suporte possível”.
A iniciativa de transformar o Cenáculo em alojamento para os profissionais da área da saúde partiu de uma parceria entre o HU, a UCPel e a Arquidiocese de Pelotas. A Igreja cedeu o local, os integrantes dos cursos de Psicologia e de Serviço Social da UCPel ficarão responsáveis pelo acolhimento da equipe, e o HU fornecerá as refeições e a higienização do Cenáculo.