“Nos procedimentos eletivos a serem realizados conjuntamente por médico e cirurgião-dentista, visando a adequada segurança, a responsabilidade assistencial ao paciente é do profissional que indicou o procedimento.” Este é o primeiro dos sete artigos da Resolução CFO-100/2010, publicada em março no Diário Oficial da União e apresentada em abril aos profissionais do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) atuantes na área.

Conforme o doutor cirurgião bucomaxilofacial do Hospital, o doutor Mário Sérgio Medeiros Pires, a resolução do Conselho Federal de Odontologia (CFO) delimita, de forma atualizada, os campos de atuação de médicos e cirurgiões bucomaxilofaciais. “Nós temos aqui no HUSFP uma situação muito particular, pois nosso serviço é antigo e trabalhamos em harmonia. Mas pelo Brasil afora, não é bem assim”, afirmou. Ele revela que, como o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, há uma sobreposição de especialidades e, por isso, estas revisões são necessárias para organizar os serviços de acordo com a lei.

Segundo o doutor em cirurgia bucomaxilofacial, Antônio Cesar Manentti Fogaça, a cirurgia bucomaxilofacial atingiu um ótimo nível de resolutibilidade junto ao paciente, graças às pesquisas que vem sendo realizadas na área. Ele explica que, com as novas técnicas que surgiram, hoje é possível a realização de procedimentos de alta complexidade nos pacientes e, segundo ele, muito disto foi possível graças aos trabalhos realizados em conjunto com outras especialidades. “Vivemos em uma época de grande transição e, sem dúvida, de ações multidisciplinares. Sendo assim, não será, jamais, pretensão dessa equipe de cirurgia bucomaxilofacial superar o ‘olhar médico’ sobre o paciente”, revela.

Fogaça conta que o apoio do corpo médico do Hospital São Francisco de Paula continuará a ser solicitado, fato que, de acordo com ele, acontece de forma integrada há mais de 20 anos. “Além de tornar nosso trabalho mais seguro, isto nos faz interagir com uma equipe multiprofissional”, disse. Para ele, a resolução pouco mudará a percepção das pessoas com relação à especialidade, pois a relação histórica entre os profissionais de Pelotas é muito boa. “Apenas o cirurgião bucomaxilofacial vai compartilhar mais responsabilidades com o médico”, afirmou o cirurgião.

Aonde você encontra a resolução?

Você encontra a resolução na edição de maio do Chico Repórter ou no site do Conselho Federal de Odontologia, através do link www.cfo.org.br/servicos-e-consultas/ato-normativo/?id=1420.