É preciso lavar as mãos antes e depois de cada paciente, após o toque de superfícies próximas a ele e essa lavagem tem quase uma dezena de pontos de fricção. Isso parece tão básico, não é mesmo? Ainda mais em tempos de pandemia em que os cuidados com a higiene precisam ser redobrados e não só em ambiente hospitalar. Pois é pensando justamente em reforçar esses processos diários que acontece até esta terça-feira, 29, o Circuito de Segurança.

Em sua quinta edição, o evento é promovido pelo serviço de Educação Assistencial do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e ocorre no corredor, em frente ao restaurante da casa de saúde. Durante os dois dias, oficinas estarão apresentando temas do cotidiano como questões relativas à higiene, prevenção de quedas e outros assuntos que precisam ser reforçados para os diferentes públicos do HUSFP. As atividades são abertas tanto para colaboradores quanto acompanhantes ou pacientes do local.

Nesta segunda-feira quem abriu a edição foi a Farmácia do Hospital. A equipe apresentou os diferentes tipos de géis produzidos no local e mostrou entre outros pontos, a forma de fracionamento das soluções orais. A farmacêutica e supervisora do serviço, Andressa Maciel Ferreira, comenta que a medida além de fornecer maior segurança para os pacientes internados, uma vez que recebem a dose exata prescrita pelo médico, também garante economia já que nesse processo o excedente de um frasco, por exemplo, não será descartado.

Ainda pela manhã quem passou pelo circuito pode ainda conhecer o trabalho do Laboratório de Análises Clínicas (Leac) e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). Em duas estações posicionadas lado a lado, enquanto a equipe do laboratório apresentava as bactérias coletadas a partir de simples toques das mãos nas superfícies, o SCIH mostrava a forma correta de higienizar as mãos e evitar a contaminação.

Ao final de cada oficina - que dura cerca de três a cinco minutos -, além do conhecimento, todos os participantes ganham algum lembrança do evento. Conforme a pedagoga da Educação Assistencial do HUSFP, Nívia Barragan, o objetivo da mostra é oferecer conhecimento permanente e de forma lúdica. Os temas são contemplados de acordo com a necessidade apontada no momento, explica.

Ainda dá tempo
Para aqueles que perderam as primeiras oficinas, ainda é possível participar. Confira a programação:

Segunda-feira (28), das 20h às 21h

- Fisioterapia, Nutrição

- Gerência de risco, Farmácia

Terça-feira (29), das 20h às 21h

– SCIH, Laboratório

– Engenharia Clínica.