Em protesto a falta de segurança e ao desrespeito por parte dos motoristas, os colaboradores do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e alunos da Universidade Católica de Pelotas realizaram na manhã de hoje (12) uma manifestação pacífica e silenciosa em frente à instituição, pedindo mais segurança no trânsito e a colocação de um redutor de velocidade em frente ao Hospital.

Durante a manifestação, os participantes foram testemunhas de várias imprudências por parte dos motoristas pelotenses. Eles aplaudiram os automóveis que paravam antes da faixa de segurança e pediram a conscientização de motoristas e pedestres. “Queremos destacar os bons exemplos”, disse a professora Letícia Menezes. Segundo ela, o hospital recebe um volume superior a 10 mil pessoas por mês em suas dependências.

Além de muitos não respeitarem a faixa de pedestres, um veículo foi estacionado em cima da faixa dificultando o acesso dos usuários a esta. “Mais uma prova de que o desrespeito e a impunidade continuam a imperar nas ruas de nossa cidade”, disse uma das colaboradoras que integravam a manifestação. Para a aluna de medicina, Valeska Valiati, a insegurança no local é preocupante. “Temos aula aqui no Hospital e toda vez que precisamos atravessar estas ruas, a falta de segurança é um fator que nos amedronta”, afirmou.

Na manhã de sexta-feira (09), uma médica do HUSFP foi atropelada por motocicleta enquanto atravessava, em frente ao hospital. A profissional segue internada, porém está estável e fora de perigo. O condutor teve alta no mesmo dia. Na quinta-feira (08), outro acidente resultou na morte de um motociclista, na esquina da Deodoro com Doutor Amarante.