Hoje é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo.
O fumo causa dependência de diversos graus, pois contém uma substância chamada nicotina. O tabagismo mata prematuramente 1 em cada 2 fumantes por diferentes causas. No Brasil, ocorrem aproximadamente 125.000 mortes anuais por doenças decorrentes do fumo, ou seja, a cada 5 minutos um brasileiro falece por causa do tabagismo.
O Dr. Roni Quevedo, Médico do Programa de Prevenção ao Tabagismo do Programa UCPEL Mais Saudável alerta que a fumaça também causa doenças graves em quem fuma sem querer. Quevedo enfatiza que cerca de 200 mil pessoas morrem ao ano por causa do tabagismo no Brasil, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer). O fumo também pode provocar câncer em vários órgãos. “Os mais comuns são de pulmão, boca, laringe, esôfago e estômago. Doença pulmonar obstrutiva e enfisema pulmonar também são comuns. Todas as doenças têm tratamento, mas muitas não têm cura por serem crônicas”, destaca o médico tendo como fonte a Aliança de Controle ao Tabagismo.
É importante desenvolver campanhas para combater o tabagismo. No ambiente hospitalar é fundamental que ninguém fume, em nenhum local,  inclusive em banheiros e áreas externas ou próximas das portas de acesso do Hospital.