Por volta do meio-dia desta sexta-feira (15), foi oficializada, no gabinete do prefeito Adolfo Antonio Fetter, as novas contratualizações com quatro hospitais do Município, regulados pela Prefeitura, que ficam encarregados de oferecer aos pelotenses, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), serviços de média e alta complexidade, tais como exames, consultas especializadas e cirurgias. O contrato com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) inclui a gestão do Pronto Socorro de Pelotas (PS), tendo a Prefeitura e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) por parceiros.

“Este é um momento é resultante de um amplo processo de discussões com todos os envolvidos, que se estendeu por seis meses de reuniões periódicas e ainda tivemos acertos de última hora. Foi difícil, mas chegamos a um acordo que representa uma evolução para a área da Saúde de Pelotas, que passa a ter um horizonte com perspectivas de melhorias. Foi dado o primeiro passo. Agora vamos nos esforçar para que este potencial se transforme em realidade concreta”, disse o prefeito, em seu discurso final. Presentes na reunião, assinaram os contratos os provedores dos hospitais da Santa Casa de Misericórdia, Roberto Lamas, da Beneficência Portuguesa, Francisco Serra, e os reitores das universidades Católica, Alencar Proença, e Federal, César Borges, tendo por testemunha o secretário interino de Saúde, Mário Luiz Corrêa.

De acordo com Corrêa, as contratualizações trazem avanços importantes para a área da Saúde do Município, tais como o oferecimento de parte dos serviços de traumatologia, oftalmologia e cardiologia. Fetter reiterou o empenho no sentido de conseguir, junto ao Ministério da Saúde (MS), recursos para renovar os equipamentos do PS, que estão em situação precária, atendendo ao apelo do reitor Alencar Proença. César Borges concordou com Proença e acrescentou que, além de recursos financeiros, é necessário buscar também apoio técnico junto ao MS. O reitor acredita que, por sua ampla experiência, o Ministério poderá apontar caminhos e soluções para os problemas locais. Francisco Serra disse que, dentro de suas possibilidades, a Beneficência também dará retaguarda ao PS.

Fetter recordou que a Prefeitura não está apenas cumprindo o que determina a emenda 29. “Temos ido além dos 15% exigidos pela lei. Chegamos a 19%, 20%”, declarou. O prefeito lembrou de algumas melhorias, como as reformas nos espaços físicos de diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a recente chamada para contratação administrativa de pessoal, que permitirá a qualificação do atendimento aos usuários.

O prefeito espera que seja instalada, ainda neste semestre, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com recursos federais, que deverá desafogar o PS. “Após tantas dificuldades superadas em 2009, acredito que 2010 será um ano de reversão de uma tendência, um ano mais positivo para a cidade”, disse.

Também participaram do encontro os diretores do Hospital Escola Fundação de Apoio Universitário da Universidade Federal de Pelotas (UAU/UFPel), Carlos Augusto Tavares, do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), o administrador Eloi Tramontin, o Dr. Silvio Luis Souza Reis e Dr. Ernesto Sousa Nunes, e assessores jurídicos.

Fonte: Secom