O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) emitiu parecer sobre uso de avental fora do ambiente hospitalar.

No documento, elaborado pela Câmara Técnica de Infectologia da entidade, é reconhecida a possibilidade de o avental se tornar um agente de contaminações. A recomendação da instituição é de que o uso seja restrito à área hospitalar. O texto também ressalta que as bactérias adquiriram resistência generalizada a antibióticos, e que essa condição pode contribuir para o aumento de infecções.

O documento foi elaborado a partir de denúncias recebidas pelo Cremers dando conta de que médicos e alunos das faculdades de Medicina que circulam em áreas externas aos hospitais, incluindo bares e cafeterias, geralmente estão usando o avental de trabalho. O parecer técnico foi elaborado pelos médicos Breno Riegel Santos, Eduardo Sprinz e Marineide Gonçalves de Melo.

Uma portaria do Ministério do Trabalho orienta a quem atua na área da saúde a usar uniforme somente nos locais de trabalho. O hábito também foi motivo de polêmica em outros Estados. No Rio de Janeiro, uma análise da Universidade Federal mostrou que as bactérias ficam horas nos tecidos.

Fonte: ClicRBS