Na próxima quarta-feira (22), médicos e hospitais credenciados ao IPE-Saúde vão suspender a assistência eletivas aos servidores públicos estaduais, que são os clientes do plano. As cinco entidades que formam o Grupo Paritário (AMRIGS,  CREMERS,  SIMERS, Federação das Santas Casas RS e FEHOSUL) vão registrar em cartório uma interpelação extrajudicial.
     O documento dará prazo de 30 dias ao IPE-Saúde para solucionar as questões pendentes, como pagamentos de dívidas do Instituto que datam de 2005, a sinalização clara de reajuste de honorários médicos e tabela de procedimentos. Caso o IPE-Saúde não atenda as exigências, as entidades tomarão medidas administrativas, técnicas e judiciais. Os servidores que têm consultas marcadas no dia 22,  terão suas consultas remarcadas, ressalvando-se os casos de urgência e emergência.
     A decisão foi tomada na noite desta quarta-feira (15) em assembléia geral extraordinária convocada pela Comissão Estadual de Honorários Médicos (CEHM-RS) - formada pelas três principais representativas da categoria-, realizada na Associação Médica do RS (AMRIGS).
     O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) está de pleno acordo com o movimento e irá paralisar todos os atendimentos eletivos no dia 22. Este apoio, segundo a direção do HUSFP é uma maneira de unir forças para que o IPE-Saúde tome alguma providência em relação ao caso.

Mais informações:

No Dia Nacional de Alerta aos Planos de Saúde (25/04/13), as três entidades médicas denunciaram o IPE-Saúde como o plano com a pior remuneração. A consulta vale R$ 47, única abaixo de R$ 50 entre as maiores operadoras. Após o último reajuste, em 2011, referente a 2010, o governo manteve o valor congelado, aumentando a defasagem em relação ao pleito de R$ 80 pela consulta e valores praticados pelo mercado.
      Dados da FEHOSUL mostram também a defasagem nos procedimentos. O IPE-Saúde remunera R$ 25,00 por um Raio X de tórax, procedimento sem reajuste há 20 anos. Laboratórios de análises clínicas também estão sem reajustes nos exames há 18 anos. A diária hospitalar do paciente semiprivativo é remunerada pela maioria dos planos em R$ 157,00. O IPE-Saúde paga R$ 71,00. nesta sexta-feira (17), a entidade realiza assembleia para definir os rumos de ação refentes ao IPE-Saúde.