O Dia do Idoso é comemorado em 1º de outubro e tem como objetivo homenagear a população idosa e sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento. Pelotas possui em torno de 67 mil idosos segundo o último censo demográfico do IBGE, o que corresponde a 20,70% da população do município. Uma parcela significativa.

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel), além de compor a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi) e o Conselho Municipal do Idoso, espaços importantes para elaboração das políticas da pessoa idosa, possui o Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres). Além disso possui a Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Idoso HUSFP/UCPel, que tem como o objetivo especializar profissionais de saúde, por meio da integração ensino-serviço-comunidade, para atuar em equipe multiprofissional e interdisciplinar, com a finalidade de prestar atenção integral à saúde do idoso, alicerçado nos pressupostos da educação permanente em saúde e nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

O Cetres, fundado em 1990, trata-se de um Centro permanente de extensão, que atua na promoção da cultura, cidadania e bem-estar integral da pessoa idosa. Tem sua prática embasada nos princípios de respeito, dignidade e valores humanistas, consolidado como referência regional na atuação com a pessoa idosa. Esses mais de 30 anos de atuação,  ganham maior importância agora, frente ao crescimento da população idosa no Brasil.

De acordo com o coordenador do Cetres/UCPel, Hartur da Silva, o Cetres tem o objetivo de criar um espaço para ativar e encorajar as pessoas na maturidade a liberar sua criatividade, estabelecendo uma troca de saberes e novos relacionamentos interpessoais. “Nosso trabalho contribui para a transformação da realidade dos idosos no reconhecimento de seu papel como cidadãos. Valorizamos a pessoa idosa enquanto protagonista de sua vida e na sociedade, oferecendo um espaço onde ela possa ser compreendida nos aspectos biopsicossocial e de resgate de seus saberes e vivências”, explicou.

São realizadas ao todo 25 oficinas diferentes, relacionadas a diversos artesanatos, convivência, atividades físicas, canto, idiomas e inclusão digital, todas com aspectos culturais e de promoção à saúde. Além das oficinas, o Cetres possui um programa de extensão com três projetos de extensão, sendo eles, o Ambulatório Multiprofissional em Saúde do Idoso, a Universidade Aberta da Maturidade e o projeto de Cuidado e Autoestima.

Cidade Amiga do Idoso

No mês de setembro, o coordenador entregou à Prefeitura Municipal de Pelotas, o Diagnóstico Municipal - Pelotas Cidade Amiga do Idoso, documento elaborado pelo comitê gestor da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI), e que contou como uma das etapas a escuta da população idosa, pesquisa fruto de dissertação do Mestrado Profissional em Saúde no Ciclo Vital da UCPel.

O trabalho apresenta dados sobre a população idosa do município, e trata de temas como acessibilidade, transporte, segurança, saúde, infraestrutura e a criação de mais políticas públicas para o público dessa faixa etária. A UCPel é muito importante neste processo, pois tem representação na EBAPI e uma colaboração ativa em diferentes momentos deste processo”, disse.

O Cetres está aberto a participantes a partir dos 50 anos, fica localizado na Av. Domingos de Almeida, 3150/1° piso. Mais informações pelo telefone: 53 98147 1552 e também no Instagram e Facebook @Cetresucpel.