Para comemorar o Dia Mundial em Combate ao Fumo, um grupo de aproximadamente 30 pessoas interessadas se reuniu na manhã de segunda-feira (31) para discutir a temática do tabagismo. A reunião na Câmara de Vereadores, que gerou decisões e uma carta aberta, teve participação de representantes da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Uma audiência pública foi marcada para 27 de agosto, com o objetivo de preparar e mobilizar a comunidade para o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 do mesmo mês.

Além da UCPel, estiveram presentes representantes da Universidade Federal (UFPel), da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE), das pastorais da Criança e da Saúde e da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN). A Banda do Colégio Municipal Pelotense também participou da mobilização. Segundo o vereador Ivan Duarte, a intenção do grupo é formar uma liga de discussão permanente sobre o tabagismo, inclusive com a participação de fumantes. Parar de fumar, evitar que mais pessoas comecem a fumar e principalmente diminuir o problema do fumo passivo na cidade estão entre as prioridades da campanha de acordo com o professor Roni Quevedo.

À tarde, uma comissão do Grupo de Discussão sobre Tabagismo e Saúde Pública, participou de programa na Rádio Pelotense. No calçadão, os integrantes do grupo André Moura e Vitor Santos, distribuíram a carta feita na Câmara e informativos alertando sobre a ação prejudicial do tabaco. “É muito importante essa ação. Fui fumante por 32 anos e em 14 de setembro de 2001, decidi em frente ao altar parar de fumar. Acredito em Deus e sempre acreditei”, declarou Sidnei Pires ao ser abordado, e concluiu: “Hoje luto para que meu filho e a mãe dele parem com o cigarro. Coisa boa a pessoa não fumar”.

O coordenador da ação, Roni Quevedo disse que a movimentação não ocorreu conforme o previsto, devido às atribuições paralelas das instituições participantes. A Santa Casa de Misericórdia promoveu uma atividade diferente dos anos anteriores. De acordo com Gabriela Giusti, psicóloga da instituição, o fumante que jogasse fora seus cigarros receberia uma muda de planta nativa nacional. Teste de dependência e medição de pressão também foram realizados nos interessados.

Confira a Carta Aberta:

Pelotas, 31 de maio de 2010

À Comunidade Pelotense

O Grupo de Discussão sobre Tabagismo e Saúde Pública (*), tem como objetivo informar os encaminhamentos realizados a partir da aprovação pela Câmara Municipal de Pelotas, da Lei Nº 5.636/09, que dispõe sobre a proibição do consumo de produtos fumígeros, nos ambientes de uso coletivo, públicos e privados:
- O grupo se reúne mensalmente a fim de aprofundar as discussões sobre o tema; considerando uma avaliação positiva dos avanços do Movimento em Pelotas;
- Nesta data, DIA INTERNACIONAL SEM TABACO, tivemos uma manifestação sobre a importância do tema, com a participação de diferentes entidades e colaboradores, na Câmara Municipal de Pelotas;
- Encaminhamento de nova Audiência Pública sobre o tema a realizar-se no dia 27 de agosto de 2010, às 10h, no Plenário da Câmara;
- Contato com Ministério Público, em janeiro de 2010, visando buscar o cumprimento da Lei anti-fumo;
- Será programado junto ao Ministério Público e ao Prefeito Municipal os encaminhamentos necessários para a aplicação e cumprimento da referida Lei.

(*) Comissão Saúde e Meio Ambiente Municipal de Pelotas
Universidade Católica de Pelotas – “UCPel Mais Saudável”
Universidade Federal de Pelotas
5ª Coordenadoria Regional de Educação