de a descoberta da gravidez a vida das mamães passa por muitas mudanças. Surgem as listas de tarefas para realizar antes da chegada do novo integrante da família e muitos itens são super importantes. A mala da maternidade está entre os afazeres e para evitar que os papais sejam pegos de surpresa, o ideal é que esteja pronta a partir da 33ª semana de gestação. O Dia da Gestante é celebrado nacionalmente no dia 15 de agosto e para marcar a data preparamos algumas dicas que podem ajudar na organização das bolsas da mamãe e do bebê.

1 – Comece lavando as roupinhas

Comece a preparação da mala higienizando as roupinhas que você usará no recém-nascido. Tudo deve ser lavado: roupas, luvas, meias, gorros, toalhas, lençóis, fraldas e outros itens que possam ter contato direto com a pele do bebê. Este cuidado deve ser tomado porque os tecidos podem estar com poeira, ácaros e fungos que eventualmente podem prejudicar a saúde do bebê.

As roupas dos recém-nascidos devem ser lavadas separadamente das roupas do restante da família, pelo menos durante o primeiro mês. Prefira sabão próprio para roupas de bebê, porque são mais suaves, contém menos emulsionantes, agentes amaciadores e perfumes. Os produtos comuns podem causar alegrias na pele sensível do pequeninos.

2- O processo de secagem evita bactérias

Certifique-se de que as roupinhas estejam completamente secas antes de guardá-las no armário ou colocá-las na bolsa para evitar o crescimento de fungos – que vêem na umidade o ambiente ideal para se proliferarem.

Você já deve ter ouvido sobre a importância de passar a ferro as peças do recém-nascido. Essa orientação ocorre porque o calor mata as bactérias que ainda possam estar nas peças. No entanto se você tiver secadora de roupas e quiser aproveitá-la neste processo, fique a vontade, terá o mesmo efeito e será mais prático.

3- A escolha das peças

Temos certeza que o armário do seu bebê está cheio de peças lindas e você ficará em dúvida na hora escolher quais deve incluir na bolsa. Sugerimos que você prepare seis trocas de roupa levando em conta a estação em que o bebê vai nascer. Se for no inverno, considere incluir na lista toucas, luvas e conjuntos de lã, pois sabemos que o inverno gaúcho pode ser bastante rigoroso. No verão, opte por mantas mais leves, pois os bebês também sentem calor.

Prefira sempre roupas de tecidos confortáveis e fáceis de colocar e tirar. Lembre-se que os momentos de troca podem ser um pouco agitados nos primeiros dias já que tudo será novidade para pais e bebê.

Portanto seis bodies, seis calças com pés, seis macacões, meias, paninhos de boca e pelo menos um cobertor. Se preferir você pode considerar mais duas trocas, por precaução, caso a fralda vaze ou alguma roupinha não sirva. Acontece!

7- Itens de higiene e apoio

Junto com as roupinhas você deverá entregar na maternidade alguns itens para a higienização do bebê após o parto. Portanto inclua na bolsa um sabonete neutro, toalha de banho, as fraldas descartáveis em tamanho de recém-nascido e uma escova de cabelos bem macia.

6. A mamãe também deve ser lembrada

Talvez você não tenha pensado em si própria neste momento, mas é importante que se lembre de organizar alguns itens para o período de internação.

Considerando que a barriga continua inchada no pós-parto, leve roupas largas e confortáveis - de preferência com abertura frontal para amamentar, além de calcinhas e meias. Se preferir inclua pijamas e roupão. Chinelos confortáveis e que não escorreguem são indispensáveis. Sutiãs de amamentação são sempre bem-vindos já que proporcionam conforto e mantém o seio livre.

Inclua na necessaire absorventes íntimos da sua preferência, alguns acessórios para prender o cabelo e se quiser alguns itens de maquiagem leve para as várias fotos que vai tirar com o filhote nestes primeiros dias. Evite produtos com cheiro forte que possam causar alergia ao bebê, priorizando fragrâncias suaves e hipoalergênicas. Além disso escova de dentes, creme dental, sabonete, shampoo, condicionador e escova de cabelos.

7- Documentos

Tenha sempre em mãos a sua caderneta de acompanhamento pré-natal, últimos exames, documento de identidade, Cartão Nacional de Saúde e do convênio que utiliza. É importante que tudo esteja reunido para facilitar o processo de internação hospitalar.

8- Saída da Maternidade

Se quiser você pode incluir roupas especiais para a alta hospitalar, já que este momento promete ser bastante emocionante e ficará marcado na sua memória para sempre. A mamãe também merece uma roupa confortável especialmente para levar o seu bebê para casa.