Nos últimos dois anos, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) passou por uma reformulação no seu processo de gestão. O que antes era feito por apenas um diretor e um vice-diretor, em 2008 passou a ser feito por uma comissão de gestores formada por três diretores, o Diretor de Gestão, Eloi Tramontin; o Diretor Assistencial, Dr. Silvio Luis Souza dos Reis; e o Diretor Técnico, Dr. Ernesto Sousa Nunes. Apesar de cada um ser responsável por uma área especifica, o objetivo era que os três gerissem o hospital juntos, em um trabalho integrado na busca da excelência em assistência e ensino na instituição.
Tendo em vista esta evolução, na quinta-feira (07), os diretores do HUSFP, o administrador Eloi Tramontin, o Dr. Silvio Luis Souza dos Reis e o Dr. Ernesto Sousa Nunes, foram reconduzidos ao cargo para a gestão 2010/2011 pelo reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), professor Alencar Mello Proença. Conforme o Diretor de Gestão do HUSFP, Eloi Tramontin, a manutenção desta gestão é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado. “Vamos continuar trabalhando em busca de excelência e de uma maior credibilidade para o hospital, que um dos maiores da região”, disse.
Para o Diretor de Assistência, Dr. Silvio Luis Souza dos Reis, esta é uma oportunidade para que o comitê gestor dê continuidade aos projetos de melhorias para o hospital, tornando-o um complexo hospitalar auto-sustentável até 2012. “O trabalho do comitê está muito bem integrado e temos confiança de que continuaremos realizando uma gestão de qualidade, na busca de uma assistência cada vez mais integrada com o ensino e a pesquisa”, afirmou Reis.
O Dr. Ernesto Sousa Nunes, Diretor Técnico, considera que estes dois anos de adaptação ao novo sistema de gestão do HUSFP, foram importantes e contribuíram de maneira decisiva para a integração dos três diretores. Ele revela que com o tempo, toda a equipe do “Chico” foi se adaptando e melhorando o trabalho oferecido. “Apesar das dificuldades que enfrentamos por este modelo de gestão ser muito novo para nós, conseguimos encontrar uma boa fórmula de trabalho e isto acabou se refletindo no todo, com melhorias no hospital, o que significa melhorias à comunidade”, afirmou.
Gestão 2008/2009
Durante este período, não só os envolvidos na gestão do hospital tiveram que se adaptar a este novo modelo de administração, mas também a equipe de colaboradores do “Chico” que passou por um processo de readaptação, através da realização de capacitações e cursos. Tudo para que a missão da instituição de promover a saúde de forma ética e humanizada, por meio da assistência integrada com o ensino e a pesquisa, saísse do papel e chegasse à população. Graças a este trabalho integrado, todo o complexo que compõe o HUSFP – que envolve desde o próprio hospital até os postos de saúde, atende hoje mais de 20 mil pessoas por mês com qualidade e responsabilidade social.