Os projetos Sinaleira da Amamentação e o Projeto Vida trabalham a importância do aleitamento materno nos primeiros momentos da vida

O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) comprova mais uma vez porque é referência na área Materno Infantil. Dois projetos desenvolvidos pela responsável do programa de Aleitamento Materno do HUSFP, a nutricionista Rejane Radunz, vem ganhando destaque e sendo implantado em diversos hospitais do país.

Um deles é o projeto Sinaleira da Amamentação, que realiza o monitoramento da dupla mãe- bebê durante todo o tempo da internação. “Nossa equipe orienta as mães e familiares sobre a importância do aleitamento ser exclusivo até os seis meses e continuar até os dois anos ou mais de vida da criança”, explica Rejane. A nutricionista conta que diversos hospitais pediram autorização e estão implantando as ações do projeto. “A Sinaleira da Amamentação já está funcionando em hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro e grande Porto Alegre. O Hospital Universitário da Furg já nos visitou para conhecer melhor as ações desenvolvidas”, relata.

Outro projeto que também está sendo desenvolvido no HUSFP com resultados comprovados para o bem-estar da mãe e criança e o Projeto Vida – quarto passo dos 10 que compõe o Sucesso do Aleitamento Materno, que promove o contato pele a pele da mãe e do bebê logo após o parto.

Para isso, foi criada uma camisola especial com o objetivo de aumentar o tempo deste contato logo após o parto. Conforme Rejane, quando nasce, a criança deve ficar com a mãe no mínimo por 60 minutos antes de ir para o banho. “Os bebês que mamam nessa primeira hora e não são afastados de suas mães alcançam resultados muito expressivos, aumentando a sensação de bem-estar de ambos, fortalecendo o vinculo afetivo, favorecendo a mamada na primeira hora de vida e contribuindo para diminuir os índices de icterícia e hipoglicemia, além de também reduzir administração de fórmulas infantis” explica.

A confecção da camisola contou com o apoio dos estudantes do curso de Tecnologia em Design de Moda da UCPel, que através de diversas visitas e reuniões com a responsável pelo projeto desenvolveram o modelo. Conforme Rejane, vários hospitais já demonstraram interesse em conhecer a peça.

Rejane relata que a experiência com a nova camisola e com o acompanhamento pré e pós-parto tem sido tão positivo que as mães retornam ao hospital para agradecer o trabalho desenvolvido pela equipe. “O inicio da amamentação nos primeiros minutos de vida começa com o contato pele a pele entre o bebê e sua mãe. Isso ajuda mães e bebês atingirem um padrão de excelência na amamentação”. Outras mães que encontram dificuldades ao longo da amamentação também retornam a Casa da Gestante para buscar auxilio. A Casa da Gestante fica na Rua Marechal Deodoro, nº1130, em frente ao HUSFP, e atende de segunda- feira a sexta-feira pela parte da manhã

Semana de Amamentação do HUSFP - Está programada para ocorrer na primeira semana do mês de agosto a segunda edição da Semana de Amamentação do HUSFP. Diversas mães que tiveram seus bebês no hospital participam de atividades que promovem o aleitamento materno. A programação e a data do evento ainda estão sendo definidas.