Foto: Carlos Queiroz

Depois de 51 dias hospitalizada, 41 deles na UTI, finalmente Valesca de Oliveira Echevenga, 47 anos, venceu a Covid-19 e voltou para casa.

Familiares, amigos e colegas da educadora infantil preparam uma surpresa para comemorar a alta hospitalar, ocorrida no começo da tarde desta quinta-feira (8). Com flores, balões e alguns mimos formaram uma corrente para celebrar a vida e emitir boas energias a Valesca, que agora está recuperada do coronavírus.

Sem conseguir conter as lágrimas e amparada em sua fé, a educadora agradeceu ter tido todo o suporte necessário para sua recuperação. O marido de Valesca, Douglas Ribeiro, 38 anos, que nos últimos dez dias fez morada no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) para acompanhar a esposa, teve motivo em dobro para celebrar o 8 de julho. “Ela está bem, estamos indo para casa e eu tomei hoje a primeira dose contra a Covid", contou emocionado.

Os profissionais que estiveram ao lado de Valesca também fizeram questão de acompanhar as homenagens e partilhar da conquista da paciente. Para a técnica de enfermagem do HUSFP Jurema Barcelos Silva, ver Valesca cruzar a porta de saída é uma vitória. "Para a gente é um momento de grande emoção. Passamos muito tempo junto com os pacientes, cuidamos com todo o carinho e ver eles saírem daqui bem é muito gratificante".

Valesca teve o diagnóstico da doença no dia 7 de maio, no dia seguinte começou a sentir os primeiros sintomas. Em 17 do mesmo mês deu entrada no HUSFP, na sequência teve o quadro agravado pelo coronavírus e precisou ser intubada e removida para a Unidade de Internação Intensiva, onde permaneceu por 41 dias.