A equipe do Centro Cirúrgico do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) uniu esforços para aquisição de passantes de paciente entre mesa cirúrgica e maca de transporte. O acessório deverá beneficiar pacientes e colaboradores na rotina do Bloco.

De acordo com a Médica Anestesista, Patrícia Madruga, o paciente está em situação bastante vulnerável após o procedimento cirúrgico e a passagem tranqüila para a maca protege a incisão, previne o surgimento de hérnia, alteração de pressão arterial e contribui para o bom desenvolvimento de outros aspectos do pós-operatório.

“Pensamos em primeiro lugar no paciente, visando seu transporte seguro e equilibrado. Mas também na equipe que empregava muita força nessa passagem de pacientes. Nossa equipe é predominantemente feminina – tanto na enfermagem quanto médicas cirurgiãs e anestesistas – e muitas vezes tínhamos dificuldade nesta tarefa. Com o passante é possível levantar apenas parte do corpo do paciente e deslizá-lo para a maca de transporte", conta. “Se o funcionário se sente bem em seu local de trabalho, reflete no atendimento ao paciente. De todas as formas o paciente é beneficiado", conclui Patrícia.

A Supervisora do Centro Cirúrgico, Enfermeira Adriele Kutter, afirma que os colaboradores aprovaram a aquisição. “Melhorou muito a rotina de trabalho da equipe com a praticidade do passante. Sinto todos muito satisfeitos", revela.

O Núcleo de Gestão de Riscos avaliou a melhor opção e indicou a marca Ergho. “Fizemos contato direto com o fabricante e ficamos muito felizes com a receptividade. Além de nos proporcionarem a aquisição pelo preço de fábrica ainda nos doaram um passante menor para transporte pediátrico ou de pacientes adultos parcialmente comprometidos", disse a Anestesista ao relatar que a Ergho realizou ainda treinamento com a equipe para utilização do equipamento.