A equipe Multiprofissional do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), realizou uma cirurgia de alta complexidade que envolveu profissionais das mais diversas áreas da saúde como, dentistas, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, além da equipe de apoio da Instituição. Esta não é a primeira vez que uma equipe trabalha em conjunto para que o resultado seja positivo. Essa iniciativa, em atividade desde 2019 no HUSFP, serve para mostrar que as equipes multidisciplinares são fundamentais para o melhor atendimento à comunidade.

A família do jovem Henrique de 17 anos, espera mais de 12 anos pelo procedimento realizado nesta semana dentro da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do HUSFP. Ele passou por uma cirurgia odontológica pra adequação do meio bucal com extração de dentes. “O Henrique passou por vários médicos e dentistas. Desde os seis anos tentamos uma solução e agora conseguimos. Ainda temos um longo caminho pela frente, mas estou aliviada porque o primeiro passo foi dado”, disse a mãe do jovem, a dona de casa Marilucia Bilhalva. Ela se refere a uma nova cirurgia, dessa vez no coração, que Henrique deve ser submetido.

Para o procedimento odontológico, do qual se recupera em um dos quartos do HUSFP, ele encaminhado ao Centro Cirúrgico, onde foi submetido a anestesia geral. “Em pacientes como o Henrique não conseguimos realizar o procedimento em consultório por isso a importância do núcleo multiprofissional, que consegue unir diversos profissionais que são fundamentais para o sucesso da cirurgia”, explicou a Orientadora de Práticas do Curso de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Camila Amaral, que esteve à frente do procedimento auxiliada também por estagiários do décimo semestre do Curso de Odontologia da UCPel, pela dentista voluntária do projeto de extensão Ândria Décio e pela médica anestesista Marina Umpierre.

O médico da UTI do HUSFP, Luciano Teixeira explicou que o paciente foi internado com uma pneumonia e, na chegada ao CTI foi identificado um sopro cardíaco, e diante dos exames e procedimentos, para dar seguimento ao tratamento cardíaco, Henrique necessitava passar pela cirurgia odontológica. “O trabalho em conjunto serve para mostrar que as coisas funcionam dentro da multidisciplinaridade. Precisamos unir as áreas pois os pacientes apresentam mais de uma necessidade. É de suma importância que a comunidade tenha conhecimento desse serviço dentro do HU”, concluiu.

Fotos: Equipe HUSFP