Com a proposta de oferecer momentos de conforto e lazer para as mulheres que permanecem sob cuidados médicos na Casa da Gestante, o Hospital Universitário São Francisco de Paula reinaugurou a Sala de Convivência na tarde desta sexta-feira (7). O espaço conta com sofá, livros, televisão e DVD.

O Enfermeiro da Casa da Gestante, Alessandro Marques, relata que as reclamações de dores lombares eram recorrentes entre as grávidas. “A lombalgia estava entre as principais queixas durante as minhas visitas diárias aos leitos. Embora a equipe que as acompanha recomende que alternem as posições sobre o leito eu percebi que esta dor era decorrente de permanecerem na mesma posição por muito tempo. Compreendemos que era necessário disponibilizar um espaço para que pudessem sair do leito, interagir e até mesmo caminhar um pouco”, avalia. O Enfermeiro conta que a proposta foi imediatamente aprovada pela médica Ginecologista e Obstetra responsável pela Casa da Gestante, Rozana de Miranda Mendes, que apoiou assim como os núcleos de Serviço Social, Fisioterapia, Psicologia Hospitalar.

O espaço estava cedido para o Brechó da Pediatria que imediatamente compreendeu a necessidade. “Já havíamos notado essa necessidade. Achei ótima a iniciativa da equipe. Vamos dividir esse espaço com muita alegria”, diz a Coordenadora Cláudia Ferreira.

As psicólogas do Núcleo de Psicologia Hospitalar do HU Suélen Thiel e Anelise Neves uniram esforços para viabilizar a reinauguração e lembram que a internação hospitalar gestacional é um período delicado. “As pacientes têm suas rotinas totalmente modificadas com a internação. Sentem saudade dos familiares que estão longe e preocupação com os outros filhos que ficam em casa. Mostrar que outras pessoas também passam pelos mesmos problemas e dificuldades é muito importante, enfrentando juntos é possível unir forças para que o caminho não seja tão doloroso”, revela Suélen. O espaço será utilizado pela equipe multidisciplinar que atende a Casa da Gestante na promoção de atividades direcionadas às mamães.“O intuito é utilizarmos o local com atividades que possam trazer conforto, momentos de interação, proporcionar troca de troca de experiências abordando dificuldades e curiosidades do período gestacional”, completa.

“Embora o atendimento psicológico ocorra regularmente em todos os leitos, onde tratamos questões pessoais de cada paciente, no grupo ocorrem as valiosas trocas. Esse espaço de convivência é ótimo, principalmente neste período frio de inverno que impede que as pacientes aproveitem o jardim por longos períodos. Além dos livros e da televisão o principal é que poderão fazer atividades em grupo de forma multidisciplinar em um local confortável.”, acrescenta Anelise.

Durante a manhã as gestantes receberam cuidados de beleza de Leo Castro Beauty Lounge e a tarde participaram da reinauguração. “Esse carinho para nós faz muita diferença. Estamos longe de casa, da nossa família, estamos frágeis. Eu mesma estou longe dos meus outros filhos, muitas vezes fico angustiada, com saudade. O tempo demora para passar. Esse espaço vai ser muito bom para nos distrairmos. Sou muito grata pelo cuidado que todos os profissionais tem comigo”, conta Fernanda Souza da Costa de 33 anos, que já está há mais de 15 dias internada.