Na manhã de hoje foi lançada no HUSFP uma exposição fotográfica abordando o tema da prematuridade.

A fotógrafa Sabrina Silveira da Empresa Studio Luz Photography é autora das fotos e desenvolveu o Projeto em parceria com as profissionais supervisoras da assistência do Hospital para destacar o tema delicado que envolve a prematuridade.

O dia nacional da Prematuridade é assinalado em 17 de novembro.

O bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação é considerado prematuro. As fotos, que estão expostas no corredor de acesso às UTIs Pediátrica e Neonatal,  retratam momentos muito bonitos de amor e carinho marcados pela interação entre os pais e seus bebês nascidos prematuramente e assistidos no HUSFP.

A presença não só da mãe, mas também do pai, é fundamental para a recuperação dos bebês prematuros. O contato pele a pele, o momento da amamentação, o método mãe/pai canguru também são muito importantes”, destaca Jenifer da Silva – Enfermeira responsável pela Amamentação no HUSFP. São crianças que estão a toda hora sendo picadas por agulhas ou cercada de aparelhos. Sentir o toque dos pais, o afago, é essencial para o bem-estar emocional dele. O bebê precisa dessa experiência para entender o que é carinho.

Nas últimas duas décadas, graças à tecnologia e aos novos medicamentos, muito mais prematuros estão terminando seu desenvolvimento fora do útero com muito sucesso.

O olhar marcado pela sensibilidade da fotógrafa Sabrina sobre os bebês e seus pais enriquece a discussão sobre o  tema e contribui para a humanização no ambiente hospitalar.

“Ser mãe de um prematuro prova que você é mais do que especial, pois Deus não escolhe qualquer um para presenciar um milagre” é a mensagem que a fotógrafa deixa aos pais dos bebês prematuros na belíssima exposição.