A equipe de fisioterapia do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) está buscando aperfeiçoamento para atuar junto à pacientes com COVID-19. Apesar de, até o momento, o HU não ter casos da doença em pacientes internados na instituição, os profissionais reúnem-se periodicamente por videoconferência para debater as últimas atualizações sobre a temática. A fisioterapia é, rotineiramente, uma grande aliada nos tratamentos de longa permanência, e sobremaneira, nos pacientes acometidos pelo Covid-19.

A nova pandemia pode desencadear um processo inflamatório nas vias aéreas, principalmente nos pulmões, sendo necessário o uso de ventilação mecânica para o tratamento. E, embora o tratamento aos pacientes críticos seja multidisciplinar, será um fisioterapeuta o protagonista que ajustará a ventilação à necessidade dos doentes entubados. Para a professora do curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) , Dra. Thamires Seus, é uma satisfação compartilhar informações com a equipe que é referência na cidade, “é um momento importante no cenário da saúde mundial, onde há exigência de profissionais especializados para o atendimento aos pacientes infectados por Coronavírus”, afirma.

Além dos recursos citados anteriormente, há uma série de outras medidas que o fisioterapeuta utiliza para minimizar os danos pulmonares, já que é o responsável pela reabilitação da função muscular, tanto respiratória quanto periférica, dos pacientes que apresentam fraqueza em razão do período prolongado de restrição no leito hospitalar. A supervisora do setor de Fisioterapia do HUSFP, Fisioterapeuta Maria Schuch, ressalta que esses encontros têm sido extremamente válidos para a troca de conhecimento entre os profissionais e para a qualificação desta equipe tão importante na assistência.

No total o HU possui 19 fisioterapeutas, que atuam realizando atendimentos nas UTIs neonatal, pediátrica e adulto. As enfermarias médica, cirúrgica e pediátrica, além do setor de hemodiálise também recebem os profissionais para auxilio nos tratamentos de saúde para quem passa pela instituição.