Katiuscia Motta, estudante de Psicologia, grávida de gêmeos, enfrentou no dia 28 de outubro uma cirurgia intrauterina inédita em Pelotas e no Rio Grande do Sul. Para realizar o procedimento, um médico de São Paulo, Dr. Maurício Saito, acompanhado da equipe do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) realizaram a cirurgia devido ao crescimento diferente dos gêmeos, um estava evoluindo mais que o outro.

Essa semana foi a primeira vez que a Katiuscia segurou no colo o Théo e o Pedro. Os gêmeos nasceram no dia 07 de dezembro de 2017, com 31 semanas e 3 dias de gestação. O primeiro gêmeo Théo nasceu com 1.395 kg, e o Pedro com 1.860 kg. Os bebês ficaram internados na UTI Neonatal até o dia 26 de dezembro. Após isso, foram para a UTI Semi-Intensiva, onde o Pedro ganhou alta para o quarto no dia 03 de Janeiro, e o irmão Théo ainda permanece, pois não alcançou o peso ideal para ir para o quarto. Hoje, os bebês estão pesando 1.750 kg (Théo) e 2.275 kg (Pedro).

“Foi o melhor presente de início de ano", comentou Katiuscia emocionada ao segurar no colo pela primeira os gêmeos juntos.

A patologia da gestação de Katiuscia era chamada de Síndrome de Restrição Seletiva de um dos fetos, ou Síndrome Feto Fetal. O procedimento ocorreu, basicamente, da seguinte forma: um fetoscópio foi inserido pelo abdômen de Katiuscia, sendo introduzido até a placenta para que a sua vascularização fosse alterada, fazendo com que os bebês permanecessem ligados a mesma placenta, mas com dependências individualizadas.

Os gêmeos ainda não têm previsão de alta, mas já estão bem de saúde. É preciso apenas que Théo chegue aos 2 kg para ir para o quarto com o irmão Pedro, e então, irem para casa curtir a companhia dos outros dois irmãos, Gabriel e Arthur, que estão ansiosos para conhecer os pequenos.