A governadora Yeda Crusius e o secretário da Saúde, Osmar Terra, anunciaram, na tarde de quinta-feira (21), a construção de 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), previstas para serem concluídas até junho. Através de um novo sistema modular, serão construídas três por mês. Cada UPA vai custar de R$ 600 mil a R$ 1 milhão.
"São estruturas de pronto socorro sem a parte hospitalar. São unidades que vão realmente desafogar os grandes hospitais, com a possibilidade de atender ao mesmo número de pacientes que um pronto socorro como o de Porto Alegre" informou o secretário. "A proposta é chegarmos a 32 UPAs para o Rio Grande do Sul numa parceria entre governo estadual e federal. Neste primeiro momento, o governo estadual assumiu o processo para agilizar a implantação das unidades", completou.
Nesta primeira fase, os municípios contemplados são Porto Alegre com duas unidades, uma no Centro Vida e outra no Bairro Navegantes, e Santa Maria, Rio Grande, Passo Fundo, Pelotas, Canoas, Alegrete, Cachoeira do Sul, Lajeado, Santo Ângelo e Vacaria.