Cerca de mil bolsas serão distribuídas a estudantes, professores de Ensino Superior e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para a produção de pesquisas em saúde e formação de médicos. A iniciativa foi lançada na quarta-feira (3) pelos ministros da Saúde, José Gomes Temporão, e da Educação, Fernando Haddad, na capital federal. O Programa de Educação para o Trabalho em Saúde (PET-Saúde), até então focado na Estratégia Saúde da Família, será ampliado para estudos em Vigilância em Saúde. Já o Apoio ao Internato Médico em Universidades Federais (Pró-Internato) entrará em vigor para qualificar formandos em Medicina. O recurso total destinado aos dois projetos é de R$ 7 milhões, investido pelo Ministério da Saúde.

O PET-Saúde - Vigilância em Saúde vai conceder bolsas a estudantes que desenvolvam trabalhos sobre o perfil da saúde no Brasil, de acordo com os princípios e as necessidades do SUS. As pesquisas devem analisar a incidência de doenças, causas de mortes e problemas decorrentes da violência incluindo os acidentes de trânsito. Esses alunos serão acompanhados por professores (tutores acadêmicos) e por profissionais de saúde (preceptores). São aproximadamente 700 bolsas por mês com um investimento anual estimado de R$ 4 milhões. Os projetos deverão ser apresentados por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas sem fins lucrativos em parceria com secretarias estaduais e municipais de saúde.

UCPel

O curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está entre os contemplados com as bolsas. Projetos como esse do governo federal, na avaliação do coordenador do curso, Sandro Oliveira, são de extrema importância na medida em que possibilitam a expansão do setor.  A diretora do Centro de Ciências da Vida e da Saúde, Moema Chatkin, viajou na quarta para Brasília exatamente para tratar da do convênio entre a UCPel e o governo federal para ações no PET-Saúde. Oliveira ainda não tem conhecimento do total de alunos a serem beneficiados, o que deve ser definido na reunião no Ministério da Saúde.