Na última semana o Grupo de Apoio do Hospital Universitário São Francisco de Paula doou colchões e travesseiros novos para todos os leitos da Casa da Gestante. A edição de 2018 do Jantar Beneficente, realizado anualmente pelo Grupo de Apoio, arrecadou a verba necessária para a aquisição dos 14 colchões e 16 travesseiros.
Ainda nesta sexta-feira (5) – quando os termômetros marcaram a temperatura mínima de 3°C em Pelotas – o grupo entregou cobertores de lã, blusões e enxovais completos para as crianças internadas no Núcleo Pediátrico do hospital.
O Diretor de Gestão, Mauricio Karini, lembrou que há anos o grupo tem atuado em prol da comunidade hospitalar através de boas ações. “São voluntárias, abnegadas que se envolvem na promoção de eventos há anos para arrecadar verbas que se transformam em doações tão importantes. O grupo está doando algo tão precioso nos tempos atuais que é o tempo de cada uma, para fazer o bem para desconhecidos. Nosso agradecimento muito especial pelo empenho".
“Este é o nosso trabalho, suprir na medida do possível as necessidades mais básicas dos pacientes. Assim que soubemos das necessidades da Casa da Gestante iniciamos a promoção de vários eventos voltados a atingir este objetivo. Hoje com muita alegria entregamos os colchões e pretendemos seguir contribuindo para este espaço tão importante", disse a Presidente do Grupo de Apoio do HU Mara Lúcia Silva Moreira.
A médica Ginecologista e Obstetra responsável pela Casa da Gestante, Rozana de Miranda Mendes, ressaltou que a Casa da Gestante atende pacientes de Pelotas e municípios da região e que muitas vezes o período de internação é longo. “Temos muitas internações sociais o que torna esta acolhida realmente muito importante, já que muitas gestantes não têm boas condições de moradia e alimentação nem mesmo em suas casas. Numa noite fria um colchão bem estruturado faz muita diferença. Todas as doações são muito importantes melhorando o tratamento clínico e até mesmo a aceitação da internação, fazendo com que sintam-se mais acolhidas. No tratamento delas faz muita diferença", disse.
Casa da Gestante
A Casa da Gestante do HU foi inaugurada em junho de 2009 com apoio de doadores e objetivo de atender gestantes do Sistema Único de Saúde (SUS) com a necessidade de internações prolongadas. O local dispõe de 14 leitos, sala de nutrição, exames e estudos, posto de enfermagem e espaço de convivência, onde são realizadas atividades de recreação para as mães.
Seguindo a proposta do Ministério da Saúde a estrutura proporciona acompanhamento porde equipe multiprofissional para as gestantes de alto risco contribuindo para a redução da morbi-mortalidade (doenças e morte) materna e neonatal. A necessidade de trabalhar o emocional e o físico das gestantes trouxe medidas que possibilitaram a organização de atividades e palestras sobre todas as fases de desenvolvimento do feto. As ações integram todos os níveis de complexidade, fazendo com que aconteça uma interação das áreas Clínica, Obstétrica, Pediátrica, Psicológica, da Fisioterapia e Colaboradores.