O Grupo de Humanização do Hospital São Francisco de Paula (HUSFP) entregou à comunidade na tarde desta terça-feira (11) cadeiras para melhor acomodar os familiares que acompanham as pacientes da Casa da Gestante. A ambientação do local faz parte da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde.

O Grupo de Humanização do HUSFP organizou eventos e ações para arrecadar a verba necessária. De acordo com a Coordenadora da Educação Assitencial, Pedagoga Nivia Ferreira, integrante do Grupo de Humanização “A Casa da Gestante é um espaço pelo qual nutrimos muito carinho e, portanto, estamos constantemente voltando os olhos para este local, na tentativa de identificar as demandas e apoiar naquilo que for possível. Vimos a necessidade de realizar a substituição das cadeiras e através da realização de algumas ações conseguimos adquiri-las. É um prazer entregarmos hoje à comunidade", contou.

O Diretor de Gestão do HUSFP, Maurício Karini, ressaltou a importância da Casa da Gestante principalmente pelo seu caráter assistencial de atendimento exclusivamente através do Sistema Único de Saúde. “Proporcionar a estas mulheres um espaço cada vez melhor é o nosso papel enquanto instituição e, felizmente, podemos contar com atuação do Grupo de Humanização que está sempre atuando em prol das demandas mais urgentes da nossa instituição", ressaltou.

Casa da Gestante

A Casa da Gestante do HUSFP foi criada no dia 10 de junho de 2009 após aportaria GM/MS n°. 3477, onde foram criados mecanismos para implantação dos Sistemas Estaduais de Referência Hospitalar no Atendimento da Gestante de Alto risco.

A principal função da Casa da Gestante é abrigar gestantes de alto risco do Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuir para a redução da morbimortalidade (doenças e morte) materna e neonatal. O espaço possui 14 leitos, divididos em três quartos, além de seis leitos localizados dentro do hospital.

O espaço oferece oportunidade para que acadêmicos realizem projetos de extensão e pesquisa oferecendo acolhimento, oficinas artísticas, atividades recreativas e rodas de conversa com as gestantes internadas na Casa da Gestante do Hospital Universitário São Francisco de Paula.