A unidade móvel do Hemocentro de Pelotas está novamente nas ruas. Durante esta quinta-feira (30) e sexta-feira (31) a comunidade poderá doar sangue em um lugar completamente inusitado: no calçadão da rua Sete de Setembro, entre Andrade Neves e General Osório. A expectativa do Hemocentro, que trabalha pela primeira vez em parceria com o Hospital Universitário São Francisco de Paula, é de arrecadar aproximadamente 70 bolsas de sangue por dia. Cada uma pode armazenar até 470 ml.

Segundo a assistente social e integrante da coordenação da atividade, Eloisa Silva, o objetivo do deslocamento da unidade móvel é aproximar-se da comunidade, já que a sede do Hemocentro fica distante do núcleo central da cidade. "Estamos aqui para facilitar o acesso de todos", explica. No inverno, as reservas de sangue ficam ainda mais vazias devido à grande incidência de gripes e resfriados, fator que impede a doação.

Motivação
A estudante Vitória Esteves, 20, comemora a sua primeira doação e afirma que nem as baixas temperaturas da manhã desta quinta-feira foram capazes de intimidá-la. "Apesar da espessura da agulha, temos que ajudar os outros. Vale a pena contribuir", avalia. Quem deseja engajar-se à causa deve procurar a unidade móvel das 9 às 17h. O doador tem que ter entre 18 e 65 anos, deve portar documento oficial de identidade e não pode estar resfriado.

Fonte: Diário Popular