Foi considerada um sucesso a ação conjunta realizada hoje (15) no Centro de Pelotas pela passagem do Dia Municipal de Mobililização para a Doação de Medula Óssea, instituído este ano no calendário oficial de eventos do Município pela lei municipal nº 5.597, que passa a ser celebrado em 14 de dezembro. Ao todo, 120 pessoas se cadastraram como doadores em potencial de medula óssea e muitas outras pediram informações e ficaram de procurar, em outro momento, o Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) para fazer a coleta da amostra que integrará o banco de dados.

Na opinião da diretora do Departamento de Captação do Hemopel, Eloiza Silva, o maior empecilho para o aumento do número de cadastrados ainda é a falta de informação. “Muita gente ainda pensa, equivocadamente, que o processo de doação tem a ver com a medula espinhal e que, por isso, correria o risco de ficar tetraplégica”, comentou.

Quinze pessoas participaram da ação, que foi desenvolvida das 9h às 17h em uma tenda montada no calçadão da Sete de Setembro esquina Andrade Neves (próximo ao chafariz Três Meninas) distribuindo folhetos de orientação sobre o procedimento para a doação de medula óssea, entre elas, representantes do Hemopel, que tem vínculo com a Prefeitura, da Secretaria de Saúde (SMS), da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN), do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel), da Santa Casa de Misericórdia e da Câmara de Vereadores.

Localizado no prolongamento da avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo do Colégio Municipal Pelotense, o Hemopel realiza coletas de amostras para o cadastro de doadores de medula óssea e também de sangue de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e no primeiro sábado de cada mês, das 8h às 13h. Contato com o Departamento de Captação pode ser feito através dos telefones 3225-7262 e 3222-3002 e pelo e-mail hemopel@fepps.rs.gov.br.

Fonte: SECOM