24ª ROMARIA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE
DIOCESE DE PELOTAS
25 de outubro de 2009

HOMILIA

Estou muito feliz em poder participar da 24ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe. Já participei duas vezes como Bispo Auxiliar nos anos de 2002 e 2003. Agora estou participando pela primeira vez como Bispo Diocesano. Louvado seja Deus!
O tema da nossa 24ª Romaria é: “MARIA, DISCÍPULA MISSIONÁRIA DA JUSTIÇA E DA PAZ”. E o lema é: “COM MARIA, CAMINHAMOS COM JESUS”. A nossa reflexão vai girar em torno do tema e do lema.

Comecemos com o tema: “MARIA, DISCÍPULA MISSIONÁRIA DA JUSTIÇA E DA PAZ”. Quatro aspectos aparecem nele: 1º “Maria como discípula de Jesus”; 2º “Maria como missionária de Jesus”; 3º  “Maria como discípula missionária da justiça”; 4º “Maria como discípula missionária da paz”.

1º “MARIA COMO DISCÍPULA DE JESUS”
Ser discípulo/discípula de Jesus significa seguir Jesus. Maria seguiu Jesus. E nós, olhando para Maria, queremos e devemos seguir Jesus.

Mas qual Jesus Maria seguiu e qual Jesus nós queremos e devemos seguir? Maria seguiu e nós, olhando para Maria, queremos  e devemos seguir Jesus – o CAMINHO, a VERDADE  e a VIDA. Não é qualquer CAMINHO, qualquer VERDADE e qualquer VIDA. É seguir Jesus o CAMINHO CERTO, a VERDADE SEGURA e a VIDA PLENA.

Jesus é o CAMINHO CERTO no meio dos CAMINHOS ERRÔNEOS que o mundo de hoje nos apresenta. Quais são esses CAMINHOS ERRÔNEOS que o mundo de hoje nos apresenta? Especialmente dois CAMINHOS ERRÔNEOS são apresentados: 1º O CAMINHO ERRÔNEO DO MATERIALISMO cuja idéia-motora é: “Quem tem mais, chora menos”;  2º O CAMINHO ERRÔNEO DO SUBJETIVISMO cuja idéia-motora é: “Cada um por si e Deus por todos”. (Aqui deveríamos corrigir algo, pois quando cada um é por si, Deus não é por todos, mas, sim, por ninguém).

Jesus apresenta em contrapartida dois caminhos certos: 1º O CAMINHO CERTO DO HUMANISMO no lugar do caminho errôneo do materialismo; por isso a idéia-motora para nós discípulos Dele deve ser: “Quem é mais, é feliz” em vez de “quem tem mais, chora menos”; 2º O CAMINHO CERTO DO ALTRUISMO no lugar do caminho errôneo do subjetivismo; por isso a idéia-motora para nós discípulos Dele deve ser: “Todos por todos e Deus por todos” em vez de “cada um por si e Deus por ninguém”.
Jesus é a VERDADE SEGURA no meio das VERDADES FALSAS que o mundo de hoje nos apresenta. Especialmente duas VERDADES FALSAS são apresentadas: 1º A VERDADE FALSA DO RELATIVISMO cuja idéia-motora é: “A verdade é relativa, porque ela é como eu a penso conforme minha conveniência”; 2ª A VERDADE FALSA DO PODER E DA SUJEIÇÃO cuja idéia-motora é: “Quem pode mais e manda mais, chora menos”.

Jesus apresenta em contrapartida duas verdades seguras: 1ª A VERDADE SEGURA DA OBJETIVIDADE no lugar da verdade falsa do relativismo; por isso a idéia-motora para nós discípulos Dele deve ser: “A verdade tem princípios objetivos: universais e éticos” em vez de “a verdade é relativa, porque ela é como eu a penso conforme minha conveniência”; 2ª A VERDADE SEGURA DO AMOR E DO SERVIÇO no lugar da verdade falsa do poder e da sujeição; por isso a idéia-motora para nós discípulos Dele deve ser: “Quem ama e serve mais, é feliz” em vez de “quem pode mais e manda mais, chora menos”.

Jesus é a VIDA PLENA no meio das VIDAS VAZIAS que o mundo de hoje nos apresenta. Especialmente duas VIDAS VAZIAS são apresentadas: 1ª A VIDA VAZIA DA FUTILIDADE cuja idéia-motora é: “O que me faz gozar mais, me torna mais feliz”. 2ª A VIDA VAZIA DO PASSAGEIRO cuja idéia-motora é: “O negócio é seguir a moda passageira”.

Jesus apresenta em contrapartida duas verdades plenas: 1ª A VIDA PLENA DO AMOR E DO SACRIFÍCIO no lugar da vida vazia da futilidade; por isso a idéia-motora para nós discípulos Dele deve ser: “Quando amo sacrificando a minha vida, isso me torna feliz” em vez de “o que me faz gozar mais, me torna mais feliz”; 2ª A VIDA PLENA DO ETERNO no lugar da vida vazia do passageiro; por isso a idéia-motora para nós discípulos Dele deve ser: “É preciso almejar os valores que não passam, especialmente Deus, o Eterno” em vez de “o negócio é seguir a moda passageira”.

2º MARIA COMO MISSIONÁRIA DE JESUS
Ser missionário/missionária de Jesus significa anunciar Jesus. Maria anunciou Jesus e nós, olhando para Maria, queremos e devemos anunciar Jesus.

Mas qual Jesus Maria anunciou e qual Jesus nós devemos e queremos anunciar? Maria anunciou  e nós, olhando para Maria,  queremos e devemos anunciar Jesus – o CAMINHO, a VERDADE  e a VIDA. Novamente, devemos afirmar: Não é qualquer CAMINHO, qualquer VERDADE e qualquer VIDA. É anunciar Jesus  o CAMINHO CERTO, a VERDADE SEGURA e a VIDA PLENA.

Trata-se de anunciar o caminho certo do humanismo no lugar do caminho errôneo do materialismo, o caminho certo do altruísmo no lugar do caminho errôneo do subjetivismo. Anunciar a verdade segura da objetividade no lugar da verdade falsa do relativismo, a verdade segura do amor e do serviço no lugar da verdade falsa do poder e sujeição. Anunciar a vida plena do amor e do sacrifício no lugar da vida vazia da futilidade, a vida plena do eterno no lugar da vida vazia do passageiro.

3º MARIA COMO DISCÍPULA MISSIONÁRIA DA JUSTIÇA
Maria por ser discípula missionária, seguindo e anunciando Jesus Caminho certo, Verdade segura e Vida plena, promove a justiça. E nós, olhando para Maria, sendo discípulos missionários, seguindo e anunciando Jesus Caminho certo, Verdade segura e Vida plena, devemos também promover a justiça.

O que é justiça? Justiça, biblicamente falando, é colocar tudo no seu lugar justo.  Assim, primeiro,  é preciso colocar Deus no seu lugar justo; e o lugar de Deus é ser criador, portanto, o primeiro lugar e acima de tudo – esse é seu lugar justo; segundo, é preciso colocar a pessoa humana no seu lugar justo; e o lugar da pessoa humana é ser “imagem e semelhança de Deus”, portanto, o lugar por excelência em sacralidade e dignidade dentro da criação – esse é seu lugar justo; terceiro, é preciso colocar as coisas no seu lugar justo; e o lugar das coisas é estar a serviço da pessoa humana e para o louvor do criador – esse é seu lugar justo.

Maria colocou tudo no seu lugar justo sendo discípula missionária de Jesus. Nós também devemos colocar tudo no seu lugar justo sendo discípulos missionários de Jesus.

4º MARIA COMO DISCÍPULA MISSIONÁRIA DA PAZ
Maria promovendo a justiça, colocando tudo no seu lugar justo, promove a paz. E nós, olhando para Maria, promovendo a justiça, colocando tudo no seu lugar justo, promovemos também a paz.

O que é a paz? Paz é a harmonia de nossa vida, a harmonia da vida com os outros, a harmonia da vida com a natureza e a harmoia da vida com Deus. Precisamos tanto desta harmonia neste mundo tão sem harmonia, tão sem paz.

Concluimos a nossa reflexão com o lema da nossa Romaria: COM MARIA, CAMINHAMOS COM JESUS.

Sim, quem está com Maria, caminha com Jesus. Maria trouxe Jesus, estava com Jesus, está com Jesus. Então, com Maria, caminhamos com Jesus – CAMINHO CERTO, VERDADE SEGURA e VIDA PLENA. Só assim seremos cristãos para valer, vivemos o nosso batismo, fazemos jus ao nosso nome de cristãos. Só assim seremos felizes e faremos o nosso mundo mais feliz! Então sim, também, valeu a pena termos participado da 24ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe.

Viva Nossa Senhora de Guadalupe!
Viva a Estrela da Evngelização!
Viva a Mãe das Comunidades!

Dom Jacinto Bergmann,
Bispo de Pelotas.

Fonte: UCPel