As obras do Hospital de Simulação (Hsim) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) chegam nos seus momentos finais. A entrega do empreendimento, localizado no campus Franklin Olivé Leite – conhecido como Campus da Saúde –  está prevista para o primeiro semestre de 2025. As obras representam um grande passo para os cursos de saúde da universidade, que já é reconhecida como a maior escola médica do Rio Grande do Sul.


O novo prédio será o primeiro e maior laboratório do gênero no estado, contando com um espaço de 1.021 metros quadrados, distribuídos em 14 laboratórios, que visa incorporar a prática em um cenário de simulação, em ambiente controlado, com a possibilidade de criar diversas situações clínicas que preparam os alunos a enfrentarem situações reais.


Para qualificar os profissionais da saúde, o Hospital de Simulação foi equipado com duas salas de comunicação, uma sala de vacinas, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), uma sala de ginecologia, uma recepção ao recém-nascido, uma enfermaria, uma enfermaria de clínica médica, um posto de enfermagem, um posto de habilidades de urgência e emergência, um posto de habilidades cirúrgicas e sutura e um posto de escovação.


Além disso, o Hospital de Simulação está aberto à indústria nacional, tendo estrutura completa para ensaios de validação e usabilidade. A qualificação dos profissionais atuantes do sistema de saúde pública e a integração com a pesquisa e projetos de inovação tecnológica é um dos destaques do lugar.


Os cursos de saúde recebem esta novidade graças aos investimentos realizados pelo reitor da universidade, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, que entende que a união da capacitação e as atividades práticas em um ambiente de simulação, é muito importante para a formação. “Hoje isso já acontece no Laboratório de Simulação Realística (Simlab), mas decidimos elevar a escala de procedimentos e criar o Hospital de Simulação, com as principais áreas de atuação de um hospital. Com isso, daremos mais robustez ao processo formativo”, ele explica.


Para aprimorar ainda mais o estudo da medicina e demais áreas do conhecimento, a UCPel mantém atualizadas as diretrizes curriculares, a capacitação de docentes e o uso da tecnologia de apoio à educação. “O curso de Medicina conta com uma tradição de mais de 60 anos, além de uma infraestrutura de apoio, hospital próprio, ambulatórios, unidades básicas de saúde, auditórios e salas especiais com a melhor tecnologia de apoio acadêmico”, destaca.


Sobre a implementação do novo Hospital de Simulação, o reitor da UCPel fala sobre o impacto para a formação do profissional e atendimento à população. “Desde a idealização do projeto, evidenciamos inúmeras possibilidades de avanços no processo de ensino e aprendizagem que a área médica adquire, além de estar à disposição do município para a capacitação das equipes de saúde”, completa.