O reitor da Universidade Católica de Pelotas José Carlos Pereira Bachettini, acompanhado pelo diretor-geral do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Cayo Lopes, recebeu nesta semana, no Campus da Saúde da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a visita do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), que conheceu as instalações do novo Hospital de Simulação (HSim). Com previsão de inauguração para o primeiro semestre deste ano, o projeto representa um avanço significativo para os cursos da área da saúde da maior Escola Médica do Rio Grande do Sul.

 

No HUSFP são atendidas cerca de 150 mil pessoas por ano. Cayo Lopes, diretor do hospital destacou a relevância das emendas parlamentares para a qualificação dos serviços oferecidos no local, seja por meio de custeio ou da aquisição de equipamentos. “Esse suporte garante um atendimento cada vez mais seguro e eficiente para a comunidade”, afirmou. Ele também falou sobre a visita do deputado como um exemplo da parceria entre o poder público e a assistência à saúde.

 

O reitor da UCPel reforçou que Trzeciak tem sido um grande apoiador da saúde no município, especialmente do HUSFP, destinando quase R$ 5 milhões em emendas parlamentares para fortalecer a instituição. “Foi uma visita muito interessante, onde o deputado pôde conhecer e se impressionar com a estrutura do nosso Campus da Saúde, futura cidade do SUS, que presta um trabalho de extrema importância para a região”.



Segundo Trzeciak, a Universidade Católica de Pelotas é um braço muito importante para o poder público, não apenas de Pelotas, mas para a região, pois presta serviços de qualidade para grande parte das cidades, sendo uma referência em saúde. O parlamentar  afirma que irá seguir seu mandato colaborando com a Universidade em suas áreas de atuação, reconhecendo o atendimento qualificado prestado à população através do Sistema Único de Saúde (SUS). “Tenho muito orgulho de ter estudado na UCPel e ver toda essa estrutura do Campus da Saúde”, ressalta.

HSim: o primeiro no RS

O novo Hospital de Simulação será o primeiro e maior laboratório do gênero no Estado, com uma 1.021 metros quadrados de área construída, distribuídos em 14 laboratórios, que visa incorporar a prática em um cenário de simulação, em ambiente controlado, com a possibilidade de criar diversas situações clínicas que preparam os alunos a enfrentarem situações reais.

Os espaços na Cidade do SUS são destinados ao ensino e à pesquisa, contribuindo para uma formação mais abrangente e qualificada. São 80 consultórios médicos no total, além de 27 consultórios odontológicos em 3 clínicas e uma clínica de fisioterapia. No local são realizados cerca de um milhão de atendimentos à população todos os anos. Todos os serviços prestados de forma gratuita, por meio do SUS.