A importância do cuidado com a saúde da mulher é tratada como prioridade, já que além dos atendimentos, o hospital tem em seu quadro de 1,3 mil funcionários, destes, 82% são mulheres. E são vários números que comprovam isso. Em apenas três meses do ano, os atendimentos às mulheres no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) já ultrapassaram os registros de 2023. 

A maternidade do HUSFP é a maior da Metade Sul do Estado e é referência no atendimento às gestantes de baixo e alto risco do Sistema Único de Saúde (SUS), saúde suplementar e privada. Há quase 20 anos, na tarde de sexta-feira do dia 18 de junho de 2005, a jornalista Gabriela Mazza precisou dessa assistência ao ser submetida a uma cesárea de urgência. Personagem de muitas reportagens, até hoje ela se orgulha de contar essa história de superação que, segundo ela, é uma tatuagem na alma da qual muito se orgulha. “Minha filha Sofia nasceu há 32 semanas. Nenhuma mãe está preparada para dar à luz e estar com seu filho horas depois em uma UTI. Durante os três meses que aconteceram essa história, eu tive todo o acolhimento possível do HU. Acredito que a medicina teve seu papel fundamental, mas se não existe a humanização hospitalar nossa experiência não seria a mesma”.

 
De acordo com o médico e professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o chefe do Núcleo de Gineco Obstetrícia Marcelo Sclowitz, o HUSFP é referência também no ensino, já que a Universidade possui a maior escola médica do Estado. “Isso significa uma grande responsabilidade na assistência à saúde de uma região que abrange mais de 20 municípios e mais de um milhão de vidas, além, é claro, na formação de médicos que vão atuar distribuídos pelo Brasil e até em outros países”, explicou . 
O Núcleo de Obstetrícia e Ginecologia há décadas atuando na assistência e no ensino, e oferece atendimento onde grande equipe de professores, preceptores, residentes e alunos participantes. São prestados atendimentos às mulheres de pré-natal de baixo e alto risco, assistência ao parto, urgências e emergências obstétricas e ginecológicas, ginecologia geral ambulatorial e cirúrgica, mastologia e diversas outras subáreas da especialidade. “O Núcleo está sempre em busca de atualização e aperfeiçoamento de seus profissionais objetivando a excelência na assistência à saúde da mulher”, disse Sclowitz. 


Além do núcleo, a estrutura de atendimento da UCPel compreende Unidades Básicas de Saúde, ambulatórios e atendimento hospitalar, não só no eixo materno infantil, mas, em diversas outras especialidades médicas. De acordo com Sclowitz, nestes locais são atendidos um número muito expressivo de pacientes de toda região “Isso denota extrema importância e comprometimento da instituição com o ensino e atendimento da comunidade local e regional”, concluiu.

Foto: Nauro Júnior